Compreensão dos estudantes do 9º ano sobre a Prova Brasil de língua portuguesa

Autores

  • Juliano Vilmar Santos Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau-SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6259-7389
  • Reginaldo Leandro Placido Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau-SC, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5608-2621
  • Sidinei Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Passo Fundo-RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.7492

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Avaliação Externa, Prova Brasil, Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a função da Prova Brasil de língua portuguesa, sob a ótica dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Os dados são oriundos de uma pesquisa qualitativa concluída no mestrado em educação em 2017, realizada por meio de entrevistas coletivas com estudantes de uma escola do Médio Vale do Itajaí. Os aportes teóricos dialogam com a teoria enunciativa do círculo de Bakhtin. Os resultados indicam que, para os sujeitos investigados, a Prova Brasil tem como papel o controle das escolas, centrando-se no “ensinar certo”, atrelando a qualidade da educação aos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

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Publicado

24-08-2022

Como Citar

Santos, J. V., Placido, R. L., & Sobrinho, S. (2022). Compreensão dos estudantes do 9º ano sobre a Prova Brasil de língua portuguesa. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e07492. https://doi.org/10.18222/eae.v33.7492

Edição

Seção

Artigos