Avaliação e militarização de escolas no Distrito Federal: relações e implicações

Autores

  • Rose Meire da Silva e Oliveira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE), Distrito Federal-DF, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6135-5268
  • Enílvia Rocha Morato Soares Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE), Distrito Federal-DF, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7405-2167

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.7463

Palavras-chave:

Trabalho Pedagógico, Avaliação da Educação, Gestão Escolar

Resumo

Compreender o trabalho pedagógico e a avaliação desenvolvida em uma escola pública do Distrito Federal onde foi implantado o Projeto Escola de Gestão Compartilhada (modelo cívico-militar de organização escolar) e suas implicações para a conquista de aprendizagens constituem objetivos deste artigo. Delineado como estudo de caso e de abordagem qualitativa, para o levantamento de dados foram aplicados questionários e realizados grupos focais. As análises revelaram interesses que subjazem as políticas de responsabilização e controle hierárquico nas relações estabelecidas no contexto es-colar. Dissonâncias entre a proposta de militarização de escolas e a de organização escolar em ciclos também foram identificadas, entre elas, práticas avaliativas voltadas à subserviência e conformação dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Rose Meire da Silva e Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE), Distrito Federal-DF, Brasil

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília

Enílvia Rocha Morato Soares, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE), Distrito Federal-DF, Brasil

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília

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Publicado

21-06-2022

Como Citar

Oliveira, R. M. da S. e, & Soares, E. R. M. (2022). Avaliação e militarização de escolas no Distrito Federal: relações e implicações. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e07463. https://doi.org/10.18222/eae.v33.7463

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