Impacto do trabalho infantojuvenil no desempenho escolar para o Brasil urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.7159

Palavras-chave:

Trabalho Infantil, Avaliação, Propensity Score Matching, Impacto Social

Resumo

Este artigo avalia o impacto do trabalho infantojuvenil no desempenho escolar, utilizando como base de dados o Saeb de 2017 para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, com estratificações por regiões geográficas e gênero, e como estratégia de estimação o Propensity Score Matching. Constatou-se que o trabalho infantojuvenil afetou mais negativamente as notas de Português do que as de Matemática; seu impacto negativo sobre o desempenho escolar foi maior em alunos do 5º ano, indicando ser mais prejudicial nos primeiros anos; e seu efeito negativo foi similar entre as regiões, sendo menor o desempenho escolar no Norte e Nordeste. As evidências sugerem, assim, que o trabalho infantojuvenil ainda é uma realidade no Brasil e pode prejudicar os investimentos em capital humano.

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Biografia do Autor

Taíse Fátima Mattei, Instituto Federal do Paraná, Palmas-PR, Brasil

Graduada em Ciências Econômicas pela UNIOESTE- campus de Francisco Beltrão, Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Unioeste, campus de Francisco Beltrão e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da UEM- campus de Maringá.

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1993), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado na Universidade de Brasília (2006). Professora Titular do Departamento de Economia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (DCO/UEM), desde 1998. Membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária-PR (Gestão 2001-2005). Vice-coordenadora do Curso de Graduação (1999-2000), Coordenadora de graduação (2002-2004), Chefe adjunta de Departamento (2012-2014), Coordenadora adjunta de pós-graduação (2014-2016), Coordenadora de pós-graduação (2016-2018). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho e Economia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, distribuição de renda, pobreza e políticas públicas sociais.

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Publicado

19-10-2021

Como Citar

Mattei, T. F., & da Cunha, M. S. (2021). Impacto do trabalho infantojuvenil no desempenho escolar para o Brasil urbano. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e07159. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7159

Edição

Seção

Artigos