Estratégias metacognitivas: análise de seu impacto na escrita de resenhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6434

Palavras-chave:

Psicologia Cognitiva, Metacognição, Escrita, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se a aprendizagem e o uso de estratégias metacognitivas tinham impacto positivo na escrita. O referencial teórico adotado foi o da Psicologia Cognitiva, guiado por Flavell (1976). O método adotado, de natureza qualitativa, foi aplicado junto a duas estudantes de Pedagogia. Os procedimentos consistiram em sete encontros, cujos propósitos foram: (a) oferecer uma exposição acerca de como escrever uma resenha e de como empregar estratégias cognitivas para fazer isso; (b) promover a escrita de três resenhas; (c) coletar junto às participantes duas autoavaliações; e (d) entrevistar cada estudante, para conhecer como pensavam o processo de escrever. Para a análise dos resultados, três categorias foram criadas (conhecimento acerca da Pessoa, da Tarefa e das Estratégias Metacognitivas). Os resultados indicaram que houve evolução na escrita, sugerindo que estratégias metacognitivas devem ser ensinadas durante a educação básica.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Vieira Cobos, Colégio Stocco, Santo André-SP, Brasil

Cursou Magistério. Bacharel em História. Pedagogia. Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e Mestrado em Psicologia da Educação, pela mesma Universidade. Aprovada no concurso público/1998, promovido pelo governo do Estado de São Paulo-SP, para o cargo de professora de História. Há trinta anos atua em importantes instituições privadas de ensino em São Paulo como Professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica. Atualmente, é Diretora Pedagógica do Ensino Fundamental e Professora Universitária no curso de Pedagogia, em uma Faculdade privada.

Claudia Leme Ferreira Davis, Fundação Carlos Chagas (FCC) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil

Bacharel em Ciências, com área de concentração em Psicologia pela Stanford University; mestrado em Psicologia Experimental e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos pela Universidade de São Paulo. Foi Diretora de Projetos Especiais e da Diretoria Técnica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação/FDE da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1995-1997); Assessora Direta da Secretária de Educação Profª Rose Neubauer (1997-1998) (Governo Mário Covas); Professora Visitante do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Buenos Aires/UBA (1997-2004); Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas/FCC (1981-2013) e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Cobos, E. C. V., & Davis, C. L. F. (2019). Estratégias metacognitivas: análise de seu impacto na escrita de resenhas. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(75), 832–850. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6434

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