Oportunidades educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6325

Palavras-chave:

Desigualdades Socioeducacionais, Nível Socioeconômico, Ensino Fundamental, Brasil

Resumo

Este trabalho visa a contribuir para a pesquisa da desigualdade e da eficácia escolar,  mapeando a distribuição das oportunidades educacionais no Brasil com base nos dados do Saeb 2013. Para tanto, avaliamos as oportunidades dos alunos do ensino fundamental de acesso, segundo o seu nível socioeconômico (NSE), a professores mais qualificados e escolas com melhores condições de recursos físicos, humanos e pedagógicos. Demonstramos que o nível socioeconômico do aluno aparece como uma variável que atua de forma significativa na distribuição das oportunidades educacionais no Brasil, mesmo num contexto de ampliação e universalização do acesso ao ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Ivan Souza Vieira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e especialista em Política e Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ). Foi bolsista de Iniciação Científica da Faculdade de Educação (FE-USP), desenvolvendo pesquisa sobre a distribuição das oportunidades educacionais no Brasil. Entre setembro de 2015 e agosto de 2016 realizou período de intercâmbio acadêmico na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Vieira, I. S. (2019). Oportunidades educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(75), 748–778. https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6325

Edição

Seção

Artigos