Avaliar, para quê? Formação de educadores avaliadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5941

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Prática Docente, Formação de Professores, Aprendizado

Resumo

O artigo apresenta resultados de investigação realizada no cotidiano da ação docente, com estudantes pesquisadores de um curso de Pedagogia, em unidade temática direcionada à avaliação institucional. Foram abordados conceitos de avaliação institucional – externa e interna à instituição escolar –, com o objetivo de apreensão pelos estudantes do signifi- cado pedagógico da avaliação institucional e de sua dimensão política e social, utilizando metodologia com características etnográficas. No desenvolvimento da unidade temática, a docente assumiu, simultaneamente, postura favorecedora de evolução do aprendizado dos estudantes – de uma concepção de avaliação seletiva e classificatória para a com- preensão do seu potencial formador –, a partir, em especial, da problematização de dados coletados em estágios curriculares, analisados à luz dos referenciais teóricos estudados, com ênfase no caráter englobador da avaliação institucional e sua não desvinculação da avaliação da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Helena Machado de Paula Albuquerque, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1963), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência e desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, projeto pedagógico, gestão escolar e educacional, curso de pedagogia, formação de professores, autonomia e direitos humanos.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Albuquerque, H. M. de P. (2019). Avaliar, para quê? Formação de educadores avaliadores. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(75), 800–830. https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5941

Edição

Seção

Artigos