Percepções discentes sobre avaliação da aprendizagem em uma gestão municipal democrática

Autores

  • Cristiane Machado Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), Campinas-SP, Brasil
  • Angela Maria Martins Fundação Carlos Chagas (FCC); Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo-SP, Brasil
  • Gilne Gardesani Fernandez Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil
  • Adriana Cristina Reis de Assis Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil
  • Dulcilene Aparecida Batista Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.5236

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino Fundamental, Gestão Democrática, Políticas Educacionais.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as percepções de alunos sobre avaliação da aprendizagem no âmbito da política educacional implementada na rede municipal de Santo André (SP). Apresenta um estudo qualitativo que elaborou uma triangulação analítica entre aspectos do contexto da política educacional do município pautada na perspectiva de gestão democrática, com base em documentos oficiais; discute a literatura da área dos estudos sobre avaliação de aprendizagem; e apresenta informações colhidas, por meio de grupos focais, junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de duas escolas municipais. As entrevistas foram examinadas com base na análise de conteúdo. Os dados demonstram que os alunos percebem a avaliação de forma positiva, como um instrumento que estimula e colabora com avanços na aprendizagem em sala de aula, indicando possíveis reflexos dos princípios da gestão democrática instaurada na educação municipal.

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Biografia do Autor

Cristiane Machado, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), Campinas-SP, Brasil

Docente no Depase (Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais) na Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP - Universidade de São Paulo (2003), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1995) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas Política Educacional, Gestão Educacional e Avaliação Educacional.

Angela Maria Martins, Fundação Carlos Chagas (FCC); Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo-SP, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, com pós-doutoramento em Políticas Educacionais pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas. Professora do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo.

Gilne Gardesani Fernandez, Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (1993) e possui pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (1997) e Direito Educacional pela Faculdade de Educação São Luís (2005). Tem experiência na área de Educação como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, como gestora (direção e coordenação pedagógica), formadora e coordenadora de cursos para professores e gestores educacionais pela Fundação Lemann e Elos Educacional.

Adriana Cristina Reis de Assis, Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil

Mestre em Educação, pela UNICID - Universidade Cidade de São Paulo. Pós Graduação em Educação Física Escolar (Educação Motora) pela FEFISA Faculdades Integradas (2001) e Pós Graduação em Diálogos de Saberes para Ação Cidadã (Gestão Educacional) pela Universidade Federal do ABC (2009). Graduação em Licenciatura Física e Biológica pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988) e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1993). Atuou como diretora escolar por 10 anos é Coordenadora de Serviço Educacional na Prefeitura de Santo André, sendo responsável pela coordenação e acompanhamento pedagógico e administrativo das equipes gestoras de um setor de escolas por 6 anos .Atualmente exerce a função de professor de Ensino Fundamental I, na mesma rede.

Dulcilene Aparecida Batista, Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (Políticas Públicas e Gestão Escolar). Possui Especialização em Educação Infantil pela Universidade de São Paulo e Alfabetização pela Faculdade de Jacarepaguá - RJ, graduada em Matemática pela Universidade do Grande ABC (1999), em Ciências Físicas e Biológicas - Faculdades Integradas Senador Fláquer (1994) e em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2007). Atuou como Assistente Pedagógica, Diretora de Unidade Escolar e Coordenadora de Serviço Educacional executando funções de Coordenação Pedagógica e acompanhamento do trabalho das equipes gestoras de cinco creches do município de Santo André. Atualmente exerce a função de Professora de Ensino Fundamental I na mesma rede.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Machado, C., Martins, A. M., Fernandez, G. G., Assis, A. C. R. de, & Batista, D. A. (2018). Percepções discentes sobre avaliação da aprendizagem em uma gestão municipal democrática. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(71), 414–437. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.5236

Edição

Seção

Artigos