Oportunidade de aprendizagem de conteúdo em Matemática no PISA 2012
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3905Palavras-chave:
PISA, Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo, Questionário, Matemática.Resumo
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2012 avaliou, por meio do questionário do estudante, a Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo, definida como a exposição dos estudantes ao conteúdo de uma determinada área do conhecimento na escola – nesse caso, especificamente a área de Matemática. Com base nos resultados dos questionários, foram gerados três índices que, neste artigo, foram relacionados com o desempenho dos estudantes de um grupo de países no teste cognitivo de Matemática. O estudo sugere que há uma relação entre dois desses índices e as médias do teste de Matemática, sendo essa relação fraca para o terceiro índice. Esses resultados podem iluminar aspectos nem sempre conhecidos sobre a exposição a tarefas e conceitos matemáticos em sala de aula.
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