Oportunidade de aprendizagem de conteúdo em Matemática no PISA 2012

Autores

  • João Galvão Bacchetto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Wallace Nascimento Pinto Junior Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3905

Palavras-chave:

PISA, Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo, Questionário, Matemática.

Resumo

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2012 avaliou, por meio do questionário do estudante, a Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo, definida como a exposição dos estudantes ao conteúdo de uma determinada área do conhecimento na escola – nesse caso, especificamente a área de Matemática. Com base nos resultados dos questionários, foram gerados três índices que, neste artigo, foram relacionados com o desempenho dos estudantes de um grupo de países no teste cognitivo de Matemática. O estudo sugere que há uma relação entre dois desses índices e as médias do teste de Matemática, sendo essa relação fraca para o terceiro índice. Esses resultados podem iluminar aspectos nem sempre conhecidos sobre a exposição a tarefas e conceitos matemáticos em sala de aula.

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Biografia do Autor

João Galvão Bacchetto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Educação pela USP, Pesquisador do INEP, participou do Programa Thomas J. Alexander Fellowship na OCDE.

Wallace Nascimento Pinto Junior, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Educação Matemática. Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Participou da codificação do PISA 2012 na área de Matemática.

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Bacchetto, J. G., & Pinto Junior, W. N. (2021). Oportunidade de aprendizagem de conteúdo em Matemática no PISA 2012. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(68), 418–442. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3905

Edição

Seção

Artigos