Alcance da Meta 1 do PNE 2014-2024: Diálogos entre acesso e qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10587

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Educação Infantil, Educação Escolar Obrigatória, Público e Privado em Educação

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as ações de educação infantil que, no âmbito das políticas públicas, visam à implementação da matrícula escolar obrigatória para crianças de 4 e 5 anos, de 2010 a 2019, para uma amostra de sete municípios do Rio Grande do Sul. Como procedimentos metodológicos, realizaram-se revisão da literatura, levantamento de dados demográficos e educacionais em portais oficiais e análise documental. Considerando-se os indicadores da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, verificou-se que a universalização da pré-escola não se efetivou nesses municípios. A pressão pela expansão da pré-escola pode ter repercutido sobre a evolução da creche, havendo baixa probabilidade de alcance do percentual de acesso à creche até 2024.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada na Área de Política e Gestão da Educação e na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPPEI) e o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda na mesma Faculdade. Realizou estudos de pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014-2015), na Universidade de São Paulo e na Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE/Itália), entre 2017 e 2018. 

Denise Madeira de Castro e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Unidade de São Francisco de Paula/RS. Doutorado em Educação pela Unisinos.

Ariete Brusius, Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo (RME-NH), Novo Hamburgo-RS, Brasil

Professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Residente em Novo Hamburgo/RS.

 

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

Flores, M. L. R., Castro e Silva, D. M. de, & Brusius, A. (2024). Alcance da Meta 1 do PNE 2014-2024: Diálogos entre acesso e qualidade. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10587. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10587

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024