O plano para a Ciência no Brasil: Sugestão de indicadores para o próximo decênio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10581

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação (2014-2024), Meta 7, Ciências, Indicadores

Resumo

Este estudo buscou acompanhar a implementação da Meta 7 do Plano Nacional de Educação no Brasil, analisando os documentos referentes à educação básica e os dados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 a 2022. Os resultados revelam disparidades no desempenho estudantil relacionadas a gênero, cor/raça, tipo de escola e região. O contexto histórico de exclusão dos negros e indígenas, a concepção de que mulheres não deveriam estar na área de exatas e o acesso de pessoas com deficiência nas escolas são algumas das possíveis justificativas. Conclui-se, assim, que desafios significativos permanecem para que uma educação científica eficaz e igualitária aconteça no país.

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Biografia do Autor

Vinícius da Silva Carvalho , Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), São Caetano do Sul-SP, Brasil

Doutor e mestre em Química (área de concentração em educação) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor de Química e Coordenador de Gestão de Aprendizagem no Instituto Mauá de Tecnologia.

Andréia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG, Brasil

Doutora em Ciências (área de concentração em Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Química, do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública e da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Helena Rivelli de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora (SMEJF), Juiz de Fora-MG, Brasil

Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora de Ciências da Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora. Professora do Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação da MUST University.

Pablo Rafael de Oliveira Carlos, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG), Juiz de Fora-MG, Brasil

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor de Física da educação básica da rede estadual de Minas Gerais.

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Publicado

06-06-2024

Como Citar

Carvalho , V. da S., Afonso, A. F., Oliveira, H. R. de, & Carlos, P. R. de O. (2024). O plano para a Ciência no Brasil: Sugestão de indicadores para o próximo decênio. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10581. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10581

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024