O PME de municípios brasileiros fronteiriços: Diagnóstico da meta para a gestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10499

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Gestão Democrática, Educação Básica, Monitoramento

Resumo

Este estudo versa sobre o diagnóstico apresentado a partir da avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação de dois municípios sul-mato-grossenses fronteiriços, Mundo Novo e Ponta Porã, objetivando analisar se e como a Meta 19 e suas estratégias vêm sendo cumpridas. Trabalhou-se com o Plano Nacional de Educação, o Plano Municipal de Educação e o Relatório de Monitoramento desses municípios. Constata-se a não implementação da gestão democrática em suas escolas públicas, pois as estratégias da Meta 19 ainda não foram cumpridas, estando em andamento, mesmo com a iminente finalização da vigência dos planos. Ademais, a Meta 19 expressa desafios para o planejamento educacional, visto que, até então, a efetivação da gestão democrática não foi central nas ações governamentais.

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Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS, Brasil

Pós-doutoranda e doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professora do Programa de Pós-graduação em Educação, mestrado e doutorado, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) e vice-coordenadora do GT-05 da Anped-Co.

Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande-MS, Brasil

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e membro do Grupo Trabalho, Educação e Políticas Públicas G-TEPE/UEMS e professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação, da UEMS. 

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Publicado

27-02-2024

Como Citar

Alves, A. V. V., & Alves, A. G. de R. (2024). O PME de municípios brasileiros fronteiriços: Diagnóstico da meta para a gestão. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10499. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10499

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024