Análise do ensino médio e da educação profissional nas metas do PNE (2014-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10488

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação , Ensino Médio , Educação Profissional

Resumo

Embasando-se em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2022) e dos censos da educação básica, avalia-se o atingimento da Meta 3 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que buscou universalizar a escolarização para a população de 15 a 17 anos e elevar a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%. Por haver relação direta entre algumas metas, incorporaram-se à avaliação da Meta 3 os resultados referentes às metas 2, 6, 7 e 11. Concluiu-se que a não concretização da Meta 3 decorre de distorções existentes já no ensino fundamental. Fatores relacionados às condições socioeconômicas e às desigualdades relativas ao pertencimento de raça repercutem negativamente na universalização do ensino médio e na ampliação da presença de jovens de 18 a 24 anos no ensino superior.

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Biografia do Autor

Ramon de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pernambuco-PE, Brasil

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Entres os seus livros publicados destacam-se: A desqualificação da educação profissional brasileira; Empresariado industrial e educação brasileira;  Agências multilaterais e a educação profissional brasileira; Globalização e as reformas do ensino médio e da educação profissional no anos de 1990; Qualificação profissional na cidade do Recife na segunda metade do século XIX. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

Oliveira, R. de. (2024). Análise do ensino médio e da educação profissional nas metas do PNE (2014-2024). Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10488. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10488

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024