Educação do campo no PNE (2014-2024) e PME de Abaetetuba-PA (2015-2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10444

Palavras-chave:

Educação do Campo, Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação, Metas Educacionais

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) e do Plano Municipal de Educação (PME) de Abaetetuba (2015-2025), no Pará, com foco na educação do campo. O estudo é de natureza descritiva, realizando análise de documentos para a sistematização do diagnóstico sobre os planos educacionais. Os resultados demonstram que não há uma meta específica da educação do campo nos planos, diluída em 17 estratégias distribuídas em 13 metas do PNE e 47 estratégias em 10 metas do PME de Abaetetuba. Conclui-se que, apesar do avanço em relação ao número de estratégias que fazem menção ao atendimento educacional às populações do campo, elas estão longe de serem atingidas no prazo de vigência dos respectivos planos.

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Biografia do Autor

Francisauro Fernandes da Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus-AM, Brasil

Doutorando e mestre em Educação (PPGE/FACED/UFAM). Possui licenciatura em Pedagogia (UFPA) e cursa Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (PROFIMA/NUMA/UFPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores(as) na Amazônia (GPECAM).

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus-AM, Brasil

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFAM). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores(as) na Amazônia (GPECAM).

Eraldo Souza do Carmo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém-PA, Brasil

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). Linha de Pesquisa: políticas e sociedades. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do & no Campo da Amazônia (GEPECAM). Realiza pesquisas em Educação do campo com foco em transporte escolar na Amazônia. 

 

 

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Publicado

02-05-2024

Como Citar

Costa, F. F. da, Borges, H. da S., & Carmo, E. S. do. (2024). Educação do campo no PNE (2014-2024) e PME de Abaetetuba-PA (2015-2025). Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10444. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10444

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024