Educação do campo no PNE (2014-2024) e PME de Abaetetuba-PA (2015-2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10444

Palavras-chave:

Educação do Campo, Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação, Metas Educacionais

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) e do Plano Municipal de Educação (PME) de Abaetetuba (2015-2025), no Pará, com foco na educação do campo. O estudo é de natureza descritiva, realizando análise de documentos para a sistematização do diagnóstico sobre os planos educacionais. Os resultados demonstram que não há uma meta específica da educação do campo nos planos, diluída em 17 estratégias distribuídas em 13 metas do PNE e 47 estratégias em 10 metas do PME de Abaetetuba. Conclui-se que, apesar do avanço em relação ao número de estratégias que fazem menção ao atendimento educacional às populações do campo, elas estão longe de serem atingidas no prazo de vigência dos respectivos planos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisauro Fernandes da Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus-AM, Brasil

Doutorando e mestre em Educação (PPGE/FACED/UFAM). Possui licenciatura em Pedagogia (UFPA) e cursa Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (PROFIMA/NUMA/UFPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores(as) na Amazônia (GPECAM).

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus-AM, Brasil

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFAM). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores(as) na Amazônia (GPECAM).

Eraldo Souza do Carmo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém-PA, Brasil

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). Linha de Pesquisa: políticas e sociedades. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do & no Campo da Amazônia (GEPECAM). Realiza pesquisas em Educação do campo com foco em transporte escolar na Amazônia. 

 

 

Referências

Borges, H. S. (2016). Educação do campo e os planos de educação. Revista Amazônida, 1(1), 96-117. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3547

Caldart, R. S. (2002). Por uma educação do campo: Traços de uma identidade em construção. In E. J. Kolling, P. R. Cerioli, & R. S. Caldart (Org.), Educação do campo: Identidades e políticas públicas (pp. 18-22). Articulação Nacional por uma Educação do Campo. https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/educacao-do-campo-identidade-e-politicas-publicas.pdf

D’Agostini, A., Taffarel, C. Z., & Santos, C. L., Junior. (2012). Escola ativa. In R. S. Caldart, I. B. Pereira, P. Alentejano, & G. Frigotto (Orgs.), Dicionário da Educação do Campo (pp. 315- 326). Expressão Popular. https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf

Guilherme, A. A. (2021). Guia prático de pesquisa em Educação. Educs.

Hage, S. M. (2006). A realidade das escolas multisseriadas frente às conquistas na legislação educacional. In Anais da 29. Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/posteres/GT13-2031--Int.pdf

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2021). Censo Educação Básica: Catálogo de escolas. Inep. https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2022). Relatório do 4º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação. Inep. https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/estudos-educacionais/lancado-relatorio-do-4o-ciclo-de-monitoramento-do-pne

Lei n. 437, de 24 de junho de 2015. (2015). Dispõe sobre o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. Plano Municipal de Educação: Planejando a próxima década (2015-2025). Abaetetuba, PA.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/19339

Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/ l13005.htm

Magalhães, S. M. O. (2019). Formação continuada de professores: Uma análise epistemológica das concepções postas no Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Linhas, 20(43), 184-204. http://dx.doi.org/10.5965/1984723820432019184

Ministério da Educação (MEC). (2014). Planejando a próxima década: Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. MEC. http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf

Nascimento, A. W. S. (2015). Política de ensino médio, formação e prática social: O caso do município de Abaetetuba-PA [Tese de doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14648/1/2015_tese_awsnascimento.pdf

Rodrigues, T. S. A., Schmitz, H., & Freitas, A. G. B. (2012). Planejamento educacional no Brasil: Análises sobre o Plano Nacional de Educação, o Plano de Desenvolvimento da Educação e o Plano de Ações Articuladas. In Anais do 9. Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Universidade Federal da Paraíba. https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/1064/1/PlanejamentoEducacional.pdf

Santos, M. (2018). Educação do campo no Plano Nacional de Educação: Tensões entre a garantia e a negação do direito à educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(98), 185-212. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002600965

Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). (2021). Relatório do diagnóstico avaliativo do Plano Municipal de Educação de Abaetetuba, Pará. Simec.

Sistema Gestor Escolar Acadêmico. (2022a). Coordenação de Educação Especial. Demonstrativo de alunos incluídos para Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Abaetetuba, Pará.

Sistema Gestor Escolar Acadêmico. (2022b). Departamento de Recursos Humanos. Demonstrativo dos servidores temporários e efetivos na Rede Municipal de Ensino de Abaetetuba, Pará.

Teruya, T. K., Walker, M. R., Nicácio, M. L., & Pinheiro, M. J. M. (2013). Classes multisseriadas no Acre. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 94(237), 564-584. https://www.scielo.br/j/rbeped/a/BjnmtFsfqBwDtcH6S8ZZk6H/?format=pdf&lang=pt

Publicado

02-05-2024

Como Citar

Costa, F. F. da, Borges, H. da S., & Carmo, E. S. do. (2024). Educação do campo no PNE (2014-2024) e PME de Abaetetuba-PA (2015-2025). Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10444. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10444

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024