O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação

Autores

  • Maria do Céu Roldão centro de estudos em desenvolvimento humano da universidade católica portuguesa (CEDH/UCP), Porto, Portugal
  • Nuno Ferro Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/Universidade de Lisboa), Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3671

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Desenvolvimento do Currículo, Critérios de Avaliação, Formação em Contexto

Resumo

A avaliação das aprendizagens constitui-se como parte integrante do desenvolvimento curricular, como regulação e aferição das aprendizagens intencionalizadas mediante a ação de ensinar. Contudo, as práticas predominantes na escola, na sua “gramática” organizacional tradicional, mecanicista e uniformista, instalada desde o século XIX, separam os modos, os espaços e os tempos destinados a ensino e avaliação, na decorrência de conceitos de ensinar e aprender herdados, mas inadequados. Neste texto, reexamina-se o conceito de avaliação, enquadrando, assim, um projeto de formação-investigação em curso numa escola portuguesa, coordenado pelos autores, centrado na reflexão e melhoria, por parte dos professores, dos seus modos de desenvolver e aferir avaliação das aprendizagens segundo critérios progressivamente aferidos entre os pares, de que se apresentam dados intermédios.

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Biografia do Autor

Maria do Céu Roldão, centro de estudos em desenvolvimento humano da universidade católica portuguesa (CEDH/UCP), Porto, Portugal

Investigadora do centro de estudos em desenvolvimento humano da universidade católica portuguesa (CEDH/UCP), Porto, Portugal.

Nuno Ferro, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/Universidade de Lisboa), Lisboa, Portugal

Docente da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/Universidade de Lisboa), Lisboa, Portugal.

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Publicado

29-12-2015

Como Citar

Roldão, M. do C., & Ferro, N. (2015). O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 570–594. https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3671

Edição

Seção

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