Conflitos e mediações: alteridade no contexto do feminismo estudantil

Autores

Palavras-chave:

ALTERIDADE, CONFLITO SOCIAL , MOVIMENTOS SOCIAIS: EDUCAÇÃO , PSICOLOGIA SOCIAL

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a função da alteridade na construção do ativismo de um coletivo feminista estudantil inserido em uma instituição federal de educação. Trata-se de uma pesquisa participante, cujo corpus de análise é constituído por diário de campo, análise documental e roda de conversa. A pesquisa situa-se no campo da Psicologia Social, sustentando-se na Teoria das Representações Sociais e na Teoria das Minorias Ativas, em conversa com teóricas feministas. Observamos que as relações de alteridade formam um ponto nevrálgico na criação e atuação do coletivo feminista participante no ambiente escolar. Concluímos que a atuação das jovens enquanto uma minoria ativa cumpriu papel central para que o coletivo alcançasse seus objetivos e fortalecesse sua identificação com o feminismo.

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Biografia do Autor

Vanessa Soares de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Psicóloga, Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2013), Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do campus Ibirubá, Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Adriane Roso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, doutora em Psicologia (PUCRS), com pós-doutorado em Comunicação (UFSM) e Psicologia Social (Harvard University). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Desde 2009, vem liderando o Grupo de Pesquisa SMIC – Saúde, Minorias Sociais e Comunicação.

Camila dos Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, Mestrado em Psicologia, área de concentração Psicologia da Saúde (UFSM). Doutorado em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Docente do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana - UFN e Tutora no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada (UFN).

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Publicado

07-02-2022 — Atualizado em 07-02-2022

Como Citar

de Castro, . V. S., Roso, A., & Gonçalves, C. dos S. (2022). Conflitos e mediações: alteridade no contexto do feminismo estudantil. Cadernos De Pesquisa, 52, e08539. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8539

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho