Avaliação de contexto da educação infantil: Instrumentos, métodos, resultados e usos

Autores

  • Eliana Maria Bahia Bhering Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação da Educação, Instrumentos de Avaliação, Métodos de Avaliação

Resumo

O artigo pretende analisar as diferentes possibilidades de avaliação de contexto da educação infantil (EI) no Brasil, no que tange aos objetivos, métodos, instrumentos e resultados, defende a necessidade de propostas que articulem avaliações externas e a autoavaliação, e intenciona promover debates no campo. Apresenta pesquisas brasileiras realizadas em todas as regiões do país, as quais, por meio de avaliações externas, sinalizam a baixa qualidade do atendimento, como forma de argumentar sobre a importância do trabalho de avaliação. O artigo aponta a necessidade da geração de mais dados e conhecimento que contribuam para a melhoria da qualidade da EI. Tais dados e conhecimento poderão informar e envolver todos: pesquisadores, gestores, equipes pedagógicas e comunidade escolar.

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Publicado

25-11-2024

Como Citar

Bhering, E. M. B. (2024). Avaliação de contexto da educação infantil: Instrumentos, métodos, resultados e usos. Cadernos De Pesquisa, 54, e10206. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10206

Edição

Seção

Artigos