Desafios metodológicos na perspectiva da rede de significações

Autores

  • Maria Clotilde Rossetti-Ferreira Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
  • Kátia de Souza Amorim Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
  • Ana Paula Soares-Silva Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
  • Zilma de Moraes Ramos de Oliveira Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Palavras-chave:

Métodos de Pesquisa, Paradigmas de Pesquisa, Desenvolvimento Humano

Resumo

O trabalho busca explicitar alguns dos pressupostos da perspectiva teórico-metodológica denominada Rede de Significações. Inicialmente utilizada para a investigação do desenvolvimento humano, ela tem sido incorporada em estudos sobre educação e saúde e em temáticas variadas. Especificamente, o texto procura explorar questões metodológicas assim como os referenciais com os quais essa perspectiva dialoga. Partindo de uma contextualização dos paradigmas que compreendem os fenômenos em sua complexidade, discutem-se os desafios encontrados pelo pesquisador na análise de um conjunto de elementos de ordem pessoal, relacional e contextual que interagem na realidade investigada. Postula-se a necessidade de uma dialética que contemple a descrição de uma microistória dos processos que seja interpretável de uma perspectiva semiótica e considere as condições mais amplas da cultura e da história. Discute-se ainda a relação sujeito-objeto de observação/investigação e o papel ativo do pesquisador, compreendido como um ferramenteiro, nos estudos empíricos.

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

Rossetti-Ferreira, M. C., Amorim, K. de S., Soares-Silva, A. P., & Oliveira, Z. de M. R. de. (2008). Desafios metodológicos na perspectiva da rede de significações. Cadernos De Pesquisa, 38(133), 147–170. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/297

Edição

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