Processos de adaptação na creche

Autores

  • Telma Vitória
  • Maria Clotilde Rossetti-Ferreira

Palavras-chave:

Creches, Interação Criança - Família - Creche

Resumo

Começar a freqüentar uma creche, mudar de turma ou de educador(a) responsável dentro dela, são situações que impõem um processo de adaptação muitas vezes difícil tanto para a criança como para a família e para o(a) próprio(a) educador(a). As reações da criança pequena a indivíduos e situações novas são muito influenciadas pela relação que a mãe,o pai e outros familiares estabelecem com essa novidade. Na medida em que estes conhecem o ambiente e a rotina da creche, têm maior oportunidade de adquirir confiança e estabelecer um vínculo afetivo com as pessoas que cuidam da criança. A partir de várias experiências em creche, trabalhando com a questão da adaptação junto aos educadores e às famílias, temos verificado que essas situações delicadas e complexas exigem preparo, conhecimento e experiência por parte dos profissionais envolvidos. Por outro lado, acreditamos que para prover um serviço educacional de qualidade, adequado à faixa etária que atende, a creche tem de incluir em sua proposta pedagógica um trabalho frente aos processos de adaptação, que pode ser mais ou menos sofisticado, conforme os recursos de que dispõe.

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Biografia do Autor

Telma Vitória

Maria Clotilde Rossetti-Ferreira

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Publicado

31-08-1993

Como Citar

Vitória, T., & Rossetti-Ferreira, M. C. (1993). Processos de adaptação na creche. Cadernos De Pesquisa, (86), 55–64. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/939

Edição

Seção

Artigos