Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"

Autores

  • Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
  • Maria Cecilia Manzolli

Palavras-chave:

Práticas de ensino, Psicologia, Papel do professor

Resumo

Este estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

Maria Cecilia Manzolli

Downloads

Publicado

31-08-1981

Como Citar

Oliveira, Z. de M. R. de, & Manzolli, M. C. (1981). Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing". Cadernos De Pesquisa, (38), 14–25. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)