Avaliação visual da aprendizagem: uma alternativa para alunos surdos

Autores

  • Elifas Levi Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Cubatão, São Paulo, Brasil
  • Elayne Kanashiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Cubatão, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3111

Palavras-chave:

Deficiente da Audição, Libras, Educação Inclusiva, Avaliação da Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta a avaliação visual, uma proposta bilíngue a alunos surdos do ensino médio que vai ao encontro da política linguística e educacional inclusiva. Essa avaliação utiliza, além do texto verbal, o não verbal, incluindo elementos visuais, como imagens referentes aos conteúdos abordados, e proporciona isso ao aluno surdo em sua própria língua natural, a Língua Brasileira de Sinais. Foram observados e considerados aspectos relacionados a alunos surdos de grau profundo e filhos de pais ouvintes. O registro das observações foi feito por meio de entrevistas gravadas em vídeo-Libras e a análise dos dados se constituiu como uma investigação através da observação inicial da intérprete de Libras e depois do professor. Constatou-se que essa avaliação reduz os sentimentos negativos reforçados pela avaliação escrita, favorece a autonomia, a percepção de competência e de pertencimento, auxiliando na motivação do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elifas Levi Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Cubatão, São Paulo, Brasil

Professor doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Cubatão, São Paulo, Brasil

Elayne Kanashiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Cubatão, São Paulo, Brasil

Professora de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Cubatão, São Paulo, Brasil. Graduanda de Licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

Referências

BECKER, F. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação à operação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2014.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em . Acesso em: 23 jul. 2014.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Resultados gerais da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em . Acesso em: out. 2014.

BZUNECK, J. A. A motivação do aluno orientado a metas de realização. In: BZUNECK, J. A.; BORUCHOVITCH, E. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 58-77.

CALDEIRA, A. M. S. Ressignificando a avaliação escolar. In: COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL UFMG-PAIUB. Belo Horizonte: PROGRAD/UFMG, 2000. p. 122-129. (Cadernos de Avaliação, 3).

CHUEIRI, M. S. F. Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 39, p. 49-64, jan./abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.18222/eae193920082469

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Need satisfation and the self-regulation of learning. Learning & Individual Diferences, v. 8, n. 3, p. 165-184, 1996. DOI: https://doi.org/10.1016/S1041-6080(96)90013-8

GUIMARÃES, S. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BZUNECK, J. A.; BORUCHOVITCH, E. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

KANASHIRO, E. H. T. Bilinguismo: português e Libras. Práticas pedagógicas no ensino dos alunos surdos em escola regular pública. Monografia (Pós-graduação em Libras e Educação de Surdos) – Faculdades Integradas Espírita, Projeto Unibem, 2013.

LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem. Pátio, v. 3, n. 12. Porto Alegre: Artmed, fev./abr. 2000. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE; BANCO MUNDIAL. Relatório mundial sobre a deficiência. São Paulo: SEDPcD, 2012.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. 15. imp. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

PINTRICH, P. R.; SCHUNK, D. H. Motivation in education, theory, research and application. Englewoods Cliffs: N. J. Prentice Hall, 1996.

QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição de linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

QUADROS, R. M. de (Org.). Estudos surdos III. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2008.

QUADROS, R. M. de; CRUZ, C. R. Língua de sinais: instrumentos de avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2011. v. 1.

SILVA, E. L. da. Aspectos motivacionais em operação nas aulas de Física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

STAKE, R. E. Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata, 1999.

SUGIMOTO, Luiz. Mal remediável. Jornal da Unicamp, n. 183, 30 jul./ 3 ago. 2002. Disponível em: . Acesso em: out. 2014.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

29-12-2015

Como Citar

Silva, E. L., & Kanashiro, E. (2015). Avaliação visual da aprendizagem: uma alternativa para alunos surdos. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 688–714. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3111

Edição

Seção

Tema em Destaque