Uma matriz de (auto)avaliação da internacionalização do ensino superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7381

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação , Avaliação da Educação , Métodos de Autoavaliação

Resumo

O estudo apresenta uma proposta de matriz de (auto)avaliação do processo de internacionalização de instituições de ensino superior, pilotada em uma universidade federal brasileira. A matriz engloba 86 indicadores, distribuídos nos três pilares da universidade, a saber, nas dimensões Ensino, Pesquisa e Extensão, analisadas em relação às categorias Política Linguística, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização em Casa, sugerindo três possíveis classificações: Internacionalizada, Engajada e Emergente. Os resultados da análise da matriz sugerem que ela representa uma contribuição relevante para a (auto)avaliação das instituições de ensino superior brasileiras como um instrumento unificado pertinente de (auto)avaliação da internacionalização.

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Biografia do Autor

Gabriel Brito Amorim, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória-ES, Brasil

Núcleo de Línguas, Departamento de Língua Inglesa.

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória-ES, Brasil

Departamento de Linguagens, Cultura e Educação.

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

Amorim, G. B., & Finardi, K. R. (2020). Uma matriz de (auto)avaliação da internacionalização do ensino superior no Brasil. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(78), 699–722. https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7381

Edição

Seção

Artigos