A Educação Física no novo Enem: um estudo analítico de conteúdo

Autores

  • Renato Cavalcanti Novaes Marinha do Brasil; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3804-2313
  • João Gabriel de Mello Escola Sesc de Ensino Médio, Rio de Janeiro-RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0002-8353-5777
  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7769-9268
  • Silvio de Cassio Costa Telles Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0003-2652-6118

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.6964

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO FÍSICA, ENEM, CURRÍCULO, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Resumo

Desde 2009, a Educação Física (EF) está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inaugurando sua participação em exames de larga escala na educação básica. Este estudo se dedica às questões dessa disciplina no Enem, desde sua inserção até 2019, e tem como objetivo analisar seu conteúdo ante a intencionalidade do exame e o
conhecimento dessa disciplina. Os resultados apontam, nas 43 questões identificadas, uma inadequação dos conteúdos da EF, por desconsiderarem as habilidades e os objetos de conhecimento específicos indicados pela matriz do exame, além dos próprios conflitos no campo do currículo refletidos nas provas. Ao final, questionamos a fidedignidade do exame como instrumento avaliativo, assim como seu papel de incitar mudanças no campo do currículo.

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Biografia do Autor

Renato Cavalcanti Novaes, Marinha do Brasil; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Doutorando e mestre em Ciências do Exercício e do Esporte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

João Gabriel de Mello, Escola Sesc de Ensino Médio, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Professor associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho 

Silvio de Cassio Costa Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRJ. Doutor em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho.

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Publicado

25-03-2021

Como Citar

Novaes, R. C., de Mello, J. G., Soares, A. J. G., & Telles, S. de C. C. (2021). A Educação Física no novo Enem: um estudo analítico de conteúdo. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e06964. https://doi.org/10.18222/eae.v32.6964

Edição

Seção

Artigos