Avaliação de projetos e desenvolvimento do pensar avaliativo: relato de um percurso

Autores

  • Ana Carolina Vargas Consultora em avaliação de projetos e desenvolvimento organizacional, São Paulo-SP, Brasil
  • Tereza Perez Diretora-Presidente da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil
  • Patricia Diaz Diretora de desenvolvimento educacional da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5821

Palavras-chave:

Avaliação de Projetos, Aprendizagem, Ambiente Participativo, Cultura de Avaliação

Resumo

A principal finalidade deste artigo é jogar luz ao potencial pedagógico das avaliações de projetos e programas sociais e educacionais para o desenvolvimento do pensar avaliativo das organizações e de suas equipes. Apresentam-se o relato sobre o percurso avaliativo de uma organização da sociedade civil do campo educacional e a análise das aprendizagens geradas pelo processo avaliativo de um de seus projetos, baseados em percepções reflexivas e autoavaliativas dos profissionais envolvidos obtidas por meio de entrevistas semidirigidas individuais e coletivas. Observou-se que o processo avaliativo, realizado de maneira interativa e dialógica, pôde contribuir para a ampliação da consciência crítica sobre o projeto, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio avaliativo dos participantes, orientando-os para o pensar e o saber-fazer avaliativo crítico, autônomo e emancipatório. Conclui-se que a potência pedagógica das avaliações de projetos para a construção de um pensamento avaliativo nas organizações é ampla, mas ainda timidamente explorada.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Vargas, Consultora em avaliação de projetos e desenvolvimento organizacional, São Paulo-SP, Brasil

Pesquisadora e consultora para o campo social com ênfase em desenvolvimento organizacional e em avaliação de iniciativas sociais, é especialista em processos grupais e institucionais segundo orientação psicossocial e psicanalítica. Já trabalhou em consultorias para organizações nacionais e internacionais da área social como Comissão Pró-Índio do Acre, CEDAC, GIFE, Oak Foundation, Instituto C&A, Fundação Telefônica, Instituto Fonte,  Enda Tiers Monde - Senegal, entre outras. É mestre em Psicologia Social e Psicanálise, graduada em Psicologia e em Ciências Sociais, os três pela Universidade de São Paulo.

Tereza Perez, Diretora-Presidente da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil

A diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC está na Educação desde 1975. Começou sua carreira como professora e orientadora pedagógica de escolas particulares e nos anos 90 envolveu-se com a educação pública e nunca mais a deixou. Tereza conhece profundamente a educação brasileira porque viaja por inúmeras cidades brasileiras onde a Comunidade Educativa CEDAC desenvolve os projetos. Em 2017, foram 77 municípios em 18 Estados. Tereza permanece até hoje fazendo formação e trabalho de campo nas escolas. Também participa ativamente dos debates relacionados à elaboração e à execução de políticas públicas.

Patricia Diaz, Diretora de desenvolvimento educacional da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil

Diretora de Desenvolvimento Educacional da CE CEDAC, Patrícia Diaz formou-se em Pedagogia na Faculdade de Educação da USP e é mestranda em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares na mesma instituição. Foi professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental e iniciou sua atuação na Comunidade Educativa CEDAC em 1997 como formadora de professores. Antes de compor a diretoria da CE CEDAC, passou também pela coordenação pedagógica. Supervisiona todos os projetos que possuem como foco o desenvolvimento de práticas pedagógicas na formação de professores e coordenadores pedagógicos das diversas áreas e segmentos, além de continuar atuando como formadora.

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Publicado

31-05-2019

Como Citar

Vargas, A. C., Perez, T., & Diaz, P. (2019). Avaliação de projetos e desenvolvimento do pensar avaliativo: relato de um percurso. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 138–168. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5821

Edição

Seção

Artigos