Evaluación de proyectos y desarrollo del pensar evaluativo: relato de un recorrido

Autores/as

  • Ana Carolina Vargas Consultora em avaliação de projetos e desenvolvimento organizacional, São Paulo-SP, Brasil
  • Tereza Perez Diretora-Presidente da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil
  • Patricia Diaz Diretora de desenvolvimento educacional da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5821

Palabras clave:

Evaluación de Proyectos, Aprendizaje, Ambiente Participativo, Cultura de Evaluación

Resumen

La principal finalidad de este artículo es aclarar el potencial pedagógico de las evaluaciones de proyectos y programas sociales y educativos para desarrollar el pensar evaluativo de las organizaciones y sus equipos. Se presentan el relato sobre el recorrido evaluativo de una organización de la sociedad civil del campo educacional y el análisis de los aprendizajes generados por el proceso evaluativo de uno de sus proyectos, basados en percepciones reflexivas y autoevaluativas de los profesionales involucrados, que se obtuvieron por medio de entrevistas semidirigidas individuales y colectivas. Se observó que el proceso evaluativo, realizado de manera interactiva y dialógica, pudo contribuir para ampliar la consciencia crítica sobre el proyecto, favoreciendo el desarrollo del razonamiento evaluativo de los participantes, orientándolos al pensar y al saber hacer evaluativo crítico, autónomo y emancipatorio. Se concluye que la potencia pedagógica de las evaluaciones de proyectos para construir un pensamiento evaluativo en las organizaciones es amplia, pero todavía tímidamente explorada.

 

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Vargas, Consultora em avaliação de projetos e desenvolvimento organizacional, São Paulo-SP, Brasil

Pesquisadora e consultora para o campo social com ênfase em desenvolvimento organizacional e em avaliação de iniciativas sociais, é especialista em processos grupais e institucionais segundo orientação psicossocial e psicanalítica. Já trabalhou em consultorias para organizações nacionais e internacionais da área social como Comissão Pró-Índio do Acre, CEDAC, GIFE, Oak Foundation, Instituto C&A, Fundação Telefônica, Instituto Fonte,  Enda Tiers Monde - Senegal, entre outras. É mestre em Psicologia Social e Psicanálise, graduada em Psicologia e em Ciências Sociais, os três pela Universidade de São Paulo.

Tereza Perez, Diretora-Presidente da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil

A diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC está na Educação desde 1975. Começou sua carreira como professora e orientadora pedagógica de escolas particulares e nos anos 90 envolveu-se com a educação pública e nunca mais a deixou. Tereza conhece profundamente a educação brasileira porque viaja por inúmeras cidades brasileiras onde a Comunidade Educativa CEDAC desenvolve os projetos. Em 2017, foram 77 municípios em 18 Estados. Tereza permanece até hoje fazendo formação e trabalho de campo nas escolas. Também participa ativamente dos debates relacionados à elaboração e à execução de políticas públicas.

Patricia Diaz, Diretora de desenvolvimento educacional da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil

Diretora de Desenvolvimento Educacional da CE CEDAC, Patrícia Diaz formou-se em Pedagogia na Faculdade de Educação da USP e é mestranda em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares na mesma instituição. Foi professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental e iniciou sua atuação na Comunidade Educativa CEDAC em 1997 como formadora de professores. Antes de compor a diretoria da CE CEDAC, passou também pela coordenação pedagógica. Supervisiona todos os projetos que possuem como foco o desenvolvimento de práticas pedagógicas na formação de professores e coordenadores pedagógicos das diversas áreas e segmentos, além de continuar atuando como formadora.

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Publicado

2019-05-31

Cómo citar

Vargas, A. C., Perez, T., & Diaz, P. (2019). Evaluación de proyectos y desarrollo del pensar evaluativo: relato de un recorrido. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 138–168. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5821

Número

Sección

Artículos