Project evaluation and evaluative thinking: reporting an experience

Authors

  • Ana Carolina Vargas Consultora em avaliação de projetos e desenvolvimento organizacional, São Paulo-SP, Brasil
  • Tereza Perez Diretora-Presidente da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil
  • Patricia Diaz Diretora de desenvolvimento educacional da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5821

Keywords:

Project Evaluation, Learning, Participatory Environment, Evaluation Culture

Abstract

The main purpose of this article is to throw light on the pedagogical potential of educational programs’ evaluations with the intention of building capacity of evaluative thinking in social organizations and their teams. It presents the path of a civil society organization in the educational field and the analysis of the learnings generated by the process of evaluating one of its projects. It was based on the reflective and self-evaluative perceptions of the professionals involved and obtained using data collection from semi-structured individual and collective interviews. The evaluation process, which was conducted in an interactive and dialogical way, contributed to the expansion of the critical consciousness about the project, favoring the development of the evaluative reasoning of the participants, guiding them to thinking evaluation critically, autonomously and actively. In conclusion, the pedagogical potential of project evaluations, for the construction of an evaluative thinking in organizations, is broad but still little explored.

 

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Author Biographies

Ana Carolina Vargas, Consultora em avaliação de projetos e desenvolvimento organizacional, São Paulo-SP, Brasil

Pesquisadora e consultora para o campo social com ênfase em desenvolvimento organizacional e em avaliação de iniciativas sociais, é especialista em processos grupais e institucionais segundo orientação psicossocial e psicanalítica. Já trabalhou em consultorias para organizações nacionais e internacionais da área social como Comissão Pró-Índio do Acre, CEDAC, GIFE, Oak Foundation, Instituto C&A, Fundação Telefônica, Instituto Fonte,  Enda Tiers Monde - Senegal, entre outras. É mestre em Psicologia Social e Psicanálise, graduada em Psicologia e em Ciências Sociais, os três pela Universidade de São Paulo.

Tereza Perez, Diretora-Presidente da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil

A diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC está na Educação desde 1975. Começou sua carreira como professora e orientadora pedagógica de escolas particulares e nos anos 90 envolveu-se com a educação pública e nunca mais a deixou. Tereza conhece profundamente a educação brasileira porque viaja por inúmeras cidades brasileiras onde a Comunidade Educativa CEDAC desenvolve os projetos. Em 2017, foram 77 municípios em 18 Estados. Tereza permanece até hoje fazendo formação e trabalho de campo nas escolas. Também participa ativamente dos debates relacionados à elaboração e à execução de políticas públicas.

Patricia Diaz, Diretora de desenvolvimento educacional da Comunidade Educativa Cedac, São Paulo-SP, Brasil

Diretora de Desenvolvimento Educacional da CE CEDAC, Patrícia Diaz formou-se em Pedagogia na Faculdade de Educação da USP e é mestranda em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares na mesma instituição. Foi professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental e iniciou sua atuação na Comunidade Educativa CEDAC em 1997 como formadora de professores. Antes de compor a diretoria da CE CEDAC, passou também pela coordenação pedagógica. Supervisiona todos os projetos que possuem como foco o desenvolvimento de práticas pedagógicas na formação de professores e coordenadores pedagógicos das diversas áreas e segmentos, além de continuar atuando como formadora.

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Published

2019-05-31

How to Cite

Vargas, A. C., Perez, T., & Diaz, P. (2019). Project evaluation and evaluative thinking: reporting an experience. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 138–168. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5821