Construindo instrumentos de avaliação para prática do aluno em cuidados intensivos/emergência

Autores

  • Maria Aparecida de Oliveira Freitas Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Cassia Regina Vancini Campanharo Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Cibelli Rizzo Cohrs Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Basil
  • Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Meiry Fernanda Pinto Okuno Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Basil
  • Ruth Ester Assayag Batista Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Satomi Mori Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Suely Sueko Viski Zanei Universidade de São Paulo (EE/USP); Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Iveth Yamaguchi Whitaker Universidade de São Paulo (EE/USP); Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3103

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Instrumentos de Avaliação, Enfermagem, Avaliação do Estágio

Resumo

 

Objetivou-se relatar a experiência da construção de dois instrumentos para avaliar o desempenho de estudantes de um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública, durante o estágio das Unidades Curriculares de Enfermagem em Cuidados Intensivos e Enfermagem em Emergência e apresentar os instrumentos construídos. A metodologia do trabalho consistiu em doze encontros presenciais e a distância, ocorridos no período de janeiro a março de 2014 entre a pedagoga da universidade e oito docentes da graduação de Enfermagem, quando se discutiu exaustivamente o tema avaliação, partindo de instrumentos existentes desde 2008. Concluiu-se que os instrumentos anteriores estavam inadequados em alguns aspectos e dois novos instrumentos de avaliação foram elaborados pelo grupo, com enfoque em competências e habilidades, com o objetivo de atender às necessidades de avaliação dos estudantes no momento, mas ambos os instrumentos são passíveis de reformulações futuras, condizentes com as necessidades que possam surgir.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Oliveira Freitas, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Pedagoga da EPE/Unifesp

Cassia Regina Vancini Campanharo, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Especialista em Enfermagem em Emergência pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Professora da EPE/Unifesp.

Cibelli Rizzo Cohrs, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Basil

Mestre em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Professora da EPE/Unifesp

Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Professora da EPE/Unifesp.

Meiry Fernanda Pinto Okuno, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Basil

Doutora em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Professora da EPE/Unifesp.

Ruth Ester Assayag Batista, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Professora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Unifesp.

Satomi Mori, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp). Professora da EPE/Unifesp.

Suely Sueko Viski Zanei, Universidade de São Paulo (EE/USP); Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP). Professora adjunta da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp).

Iveth Yamaguchi Whitaker, Universidade de São Paulo (EE/USP); Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP). Professora associada da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp).

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leoni Pessati. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Univille, 2003.

BARISON, R.G. A avaliação como prática docente em estágio supervisionado em Enfermagem. Revista Terra e Cultura, v. 18, n. 35, p. 101-120, 2002.

BARROS, Alba Lúcia Bottura Leite de. Escola Paulista de Enfermagem: um pouco da sua história. Acta Paulista Enfermagem, v. 22, p. 861-863, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002009000700002

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BLOOM, Benjamin Samuel; ENGELHART, Max; FURST, Edward; HILL, Walker; KRATHWOHL, David. Taxonomia de objetivos educacionais: v. 1. Domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1977.

BLOOM, Benjamin Samuel; KRATHWOHL, David; MASIA, Bertram. Taxonomia de objetivos educacionais: v. 2. Domínio afetivo. Porto Alegre: Globo, 1974.

BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre estágio de estudantes. Brasília, DF: Presidência da República. Casa Civil. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 20 jul. 2015.

CAVALCANTE, Leira Pacheco Ferreira; MELLO, Maria Aparecida. Avaliação da aprendizagem no ensino de graduação em saúde: concepções, intencionalidades, reflexões. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 20, n. 2, p. 423-442, jul. 2015.

CHAVES, Sandramara. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: realidade, complexidade e possibilidades. In: REUNIÃO ANUAL ANPED, 27, 2002, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2004. p. 1-16.

DE DOMÊNICO, Edvane Birelo Lopes; IDE, Cilene Aparecida Costardi. Referências para o ensino de competências na enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 58, n. 4, p. 453-457, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672005000400014

DOMINGUES, Rosângela Curvo Leite; AMARAL, Eliana; ZEFERINO, Angélica Maria Bicudo. Autoavaliação e avaliação por pares: estratégias para o desenvolvimento profissional do médico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 31, n. 2, p. 173-175, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000200008

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição dos objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015

FRANCO, Maria Laura Puglise Barbosa. Pressupostos Epistemológicos da Avaliação Educacional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 74, p. 63-67, ago. 1990.

GARCIA, Joe. Avaliação da aprendizagem na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.18222/eae204320092045

GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HIGARASHI, Ieda Harumi; NALE, Nivaldo. O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 5, Supl., p. 65-70, 2006.

LINO, Margarete Marques; CALIL, Ana Maria. O ensino de cuidados críticos/ intensivos na formação do enfermeiro: momento para reflexão. Revista da Escola de Enfermagem, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 777-783, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000400022

LUCKESI, Cipriano; BARRETO, Elói; COSMA, José; BAPTISTA, Naidison. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARINHO, Paulo; LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 55, p. 304-334, abr./ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.18222/eae245520132728

MERINO, Maria de Fátima Garcia Lopes; HIGARASHI, Ieda Harumi; CARVALHO, Maria Dalva de Barros; PELLOSO, Sandra Marisa. Ciência, Cuidado e Saúde. Maringá, v. 5, n. 2, p. 147-157, maio/ago. 2006.

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. Prova: instrumento avaliativo a serviço do ensino e da aprendizagem. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 49, p. 233-258, maio/ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.18222/eae224920111975

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

PRADO, Rosane Aparecida do; PRADO, Marta Lenise do; REIBNITZ, Kenya Schimdt. Desvelando o significado da avaliação no ensino por competência para enfermeiros educadores. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 1, n. 14, p. 112-121, 2012. DOI: https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.12705

SALUM, Nádia Chiodelli; PRADO, Marta Lenise. A educação permanente no desenvolvimento de competências dos profissionais de enfermagem. Texto Contexto-Enfermagem, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 301-308, abr./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-070720140021600011

SOUSA, Clarilza Prado de. Dimensões da avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 22, p. 101-118, 2000. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02220002218

TRONCHIN, Daisy Maria Rizatto; GONÇALVES, Vera Lúcia Mira; LEITE, Maria Madalena Januário; MELLEIRO, Marta Maria. Instrumento de avaliação do aluno com base nas competências gerenciais do enfermeiro. Acta Paulista Enfermagem, v. 21, n. 2, p. 356-360, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002008000200020

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. São Paulo: Unifesp, 2012. Disponível em: <http://www.unifesp.br/reitoria/prograd/index.php/ensino-menu/cursos/ informacoes-sobre-os-cursos>. Acesso em: 8 mar. 2015.

VASCONCELOS, Claudiniete Maria da Conceição Bezerra; BACKES, Vânia Marli Schubert; GUE, Jussara Martini. Avaliação no ensino de graduação em enfermagem na América Latina: uma revisão integrativa. Enfermería Global, n. 23, p. 118-139, 2011. DOI: https://doi.org/10.4321/S1695-61412011000300008

VIANNA, Heraldo Marelim. Contribuições de Heraldo Marelim Vianna para a avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 60, dez. 2014. Número especial.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação para aprendizagem na formação de professores. Cadernos de Educação, Brasília, DF, n. 26, p. 57-77, jan./jun. 2014.

Downloads

Publicado

29-12-2015

Como Citar

Freitas, M. A. de O., Campanharo, C. R. V., Cohrs, C. R., Lopes, M. C. B. T., Okuno, M. F. P., Batista, R. E. A., Mori, S., Zanei, S. S. V., & Whitaker, I. Y. (2015). Construindo instrumentos de avaliação para prática do aluno em cuidados intensivos/emergência. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 716–740. https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3103

Edição

Seção

Tema em Destaque