Percurso histórico do Saresp e as implicações para o trabalho pedagógico em sala de aula

Autores

  • Uillians Eduardo dos Santos Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho Unesp, campus de Presidente Prudente e Rede Municipal de Presidente Prudente, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil
  • Claudia Pereira de Pádua Sabia Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Marília, Marília, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266203006

Palavras-chave:

Avaliação externa, Avaliação em larga escala, Saresp, Trabalho didático

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a trajetória da implantação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e analisar suas possíveis repercussões na orientação da organização do trabalho pedagógico. Para tanto, foram utilizadas pesquisas bibliográfica e documental. Como resultados, identificamos as seguintes implicações e consequências para o trabalho pedagógico em sala de aula: utilização do Saresp como critério de aprovação (ou não) em final de ciclo escolar; utilização como modelo para elaboração de novas provas; realização do treinamento dos alunos por parte dos professores para a avaliação; utilização da avaliação externa como avaliação da aprendizagem; direcionamento e controle do trabalho docente; comercialização de notas; foco estritamente nos componentes curriculares; currículo prescrito; regulação do trabalho docente e limitação da autonomia do professor em sala de aula.

 

 

 

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Biografia do Autor

Uillians Eduardo dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho Unesp, campus de Presidente Prudente e Rede Municipal de Presidente Prudente, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Marília, São Paulo, Brasil. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, campus de Presidente Prudente. Professor da Educação Básica da Rede Municipal de Presidente Prudente, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil

Claudia Pereira de Pádua Sabia, Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Marília, Marília, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp). Professora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, campus de Marília, Marília, São Paulo, Brasil

 

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Publicado

09-10-2015

Como Citar

Santos, U. E. dos, & Sabia, C. P. de P. (2015). Percurso histórico do Saresp e as implicações para o trabalho pedagógico em sala de aula. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(62), 354–385. https://doi.org/10.18222/eae266203006

Edição

Seção

Tema em Destaque - Pesquisas em avaliação em larga escala