A avaliação da educação superior pelo mundo do trabalho

  • Gustavo Henrique Moraes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, DF, Brasil
  • Taciana Cordazzo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil
  • Paulo Roberto Wollinger Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Palavras-chave: Avaliação da Educação, Ensino Superior, Sinaes, Conselhos Federais de Regulamentação Profissional.

Resumo

 O   Sistema   Nacional   de   Avaliação   da   Educação   Superior completou   dez  anos  em  2014,  consolidando   uma  política pública bem-sucedida que vinculou os processos regulatórios aos resultados da avaliação, induzindo a qualidade do ensino. Essa avaliação, contudo, ainda tem pouca articulação com o mundo do trabalho, ficando mais restrita ao campo acadêmico e não superando a lógica que dissocia a universidade  da sociedade. O Ministério da Educação, no enfrentamento dessa situação, firmou  uma  política  colaborativa  com  os  conselhos  federais de regulamentação profissional, incluindo-os no processo regulatório. Os resultados dessa política que articula avaliação, ensino superior e trabalho ainda não foram explorados pela comunidade acadêmica, configurando uma lacuna na pesquisa educacional.   Apresentam-se,   com  este  artigo,  a  concepção, a análise e alguns resultados desse processo, valendo-se da investigação empírica do convênio celebrado junto ao Conselho Federal de Administração.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Moraes, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, DF, Brasil
Pesquisador em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, DF, Brasil profgustavomoraes@gmail.com
Taciana Cordazzo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil
Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.
Paulo Roberto Wollinger, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Professor e Diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado
22-06-2015
Seção
Tema em Destaque - Tendências e perspectivas em avaliação educacional