Avaliações externas: tensões e desafios para a gestão escolar

Autores

  • Cynthia Paes de Carvalho Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Ana Cristina Prado de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Maria de Fátima Magalhães de Lima Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255920142856

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Avaliação da Educação, Responsabilização, Rio de Janeiro

Resumo

No contexto das políticas de avaliação e responsabilização na rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro, o artigo traz três estudos que partem de observações e entrevistas realizadas em uma escola pública da rede e de incursões exploratórias sobre os dados dos questionários contextuais dos diretores da Prova Brasil 2007, 2009 e 2011. São discutidos os desafios e as tensões cada vez mais presentes na pauta da gestão escolar, com destaque para a sobrecarga de trabalho burocrático num contexto de precariedade de condições de administração, de uma mediação tensa das políticas junto aos agentes escolares e ainda das tendências de mudanças na gestão pedagógica. Conclui-se ressaltando a importância do adensamento da reflexão sobre a pesquisa e a formação em gestão escolar diante dos novos desafios políticos e pedagógicos, sem perder de vista suas limitações administrativas e político-legais.

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Biografia do Autor

Cynthia Paes de Carvalho, Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora adjunta do Departamento de Educação da PUC-Rio

cynthiapaesdecarvalho@puc-rio.br

Ana Cristina Prado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

ana.prado.oliveira@gmail.com

Maria de Fátima Magalhães de Lima, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ)

fatima_mlima@superig.com.br

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Carvalho, C. P. de, Oliveira, A. C. P. de, & Lima, M. de F. M. de. (2014). Avaliações externas: tensões e desafios para a gestão escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(59), 50–76. https://doi.org/10.18222/eae255920142856

Edição

Seção

Tema em Destaque - Avaliação em larga escala e gestão educacional

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