Ensino remoto emergencial na educação infantil: experiência em escolas privadas

Autores

  • Priscila Barros David Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto UFC Virtual, campus do Pici, Fortaleza-CE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3509-1355
  • Edgar Marçal de Barros Filho Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto UFC Virtual, campus do Pici, Fortaleza-CE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5037-2724
  • Windson Viana de Carvalho Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto UFC Virtual, campus do Pici, Fortaleza-CE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8627-0823
  • Débora Lúcia Lima Leite Mendes Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade de Educação, campus do Benfica, Fortaleza-CE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1243-9291

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8335

Palavras-chave:

Ensino pela Internet , Educação Infantil , Avaliação dos Sistemas de Ensino , Covid-19

Resumo

Esta pesquisa investiga a percepção de famílias com crianças matriculadas em 79 escolas privadas, na cidade de Fortaleza, sobre o processo de implantação do ensino remoto emergencial. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário on-line, composto por perguntas fechadas e abertas, respondido por 201 participantes. O procedimento de análise foi precedido de tratamento estatístico e análise de conteúdo, tendo sido fundamentado no modelo de avaliação do Contexto, Insumo, Processo e Produto. Os resultados indicaram limitações de planejamento, infraestrutura e acompanhamento do ensino remoto, na perspectiva das famílias, que, por outro, lado reconheceram a importância do sistema para a manutenção do vínculo das crianças com a escola e uma maior segurança contra a covid-19.

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Biografia do Autor

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto UFC Virtual, campus do Pici, Fortaleza-CE, Brasil

Priscila Barros David é pós-doutora em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora Associada da UFC atuando no curso de graduação em Sistemas e Mídias Digitais (SMD). Compõe o corpo de docentes como membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais (PPGTE/UFC).

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto UFC Virtual, campus do Pici, Fortaleza-CE, Brasil

Edgar Marçal de Barros Filho é Professor Doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da UFC e Superintendente de Tecnologia da Informação da UFC.

Windson Viana de Carvalho , Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto UFC Virtual, campus do Pici, Fortaleza-CE, Brasil

Windson Viana de Carvalho é Doutor em Computação pela Université Joseph Fourier (atualmente Université Grenoble-Alpes). O pesquisador é professor Associado da Universidade Federal do Ceará, atuando no curso de graduação de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), sendo membro efetivo do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional.

Débora Lúcia Lima Leite Mendes, Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade de Educação, campus do Benfica, Fortaleza-CE, Brasil

Débora Lúcia Lima Leite Mendes é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Atua também na Coordenação Pedagógica do Programa de Formação de Professores - PARFOR.

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Publicado

10-11-2021

Como Citar

David, P. B. ., Barros Filho, E. M. de, Carvalho , W. V. de ., & Mendes, D. L. L. L. (2021). Ensino remoto emergencial na educação infantil: experiência em escolas privadas. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08335. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8335

Edição

Seção

Seção Temática: Educação em Tempos de Pandemia