Ensino remoto emergencial na educação infantil: experiência em escolas privadas
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v32.8335Palavras-chave:
Ensino pela Internet , Educação Infantil , Avaliação dos Sistemas de Ensino , Covid-19Resumo
Esta pesquisa investiga a percepção de famílias com crianças matriculadas em 79 escolas privadas, na cidade de Fortaleza, sobre o processo de implantação do ensino remoto emergencial. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário on-line, composto por perguntas fechadas e abertas, respondido por 201 participantes. O procedimento de análise foi precedido de tratamento estatístico e análise de conteúdo, tendo sido fundamentado no modelo de avaliação do Contexto, Insumo, Processo e Produto. Os resultados indicaram limitações de planejamento, infraestrutura e acompanhamento do ensino remoto, na perspectiva das famílias, que, por outro, lado reconheceram a importância do sistema para a manutenção do vínculo das crianças com a escola e uma maior segurança contra a covid-19.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Content analysis. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (DCNEI). Brasília: MEC; SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 30 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 2, de 9 de outubro de 2018. Define Diretrizes Operacionais complementares para a matrícula inicial de crianças na educação infantil e no ensino fundamental, respectivamente, aos 4 (quatro) e aos 6 (seis) anos de idade. Brasília: MEC; CNE, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2018-pdf-1/98311-rceb002-18/ file. Acesso em: 30 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, edição 53, seção 1, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/ portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 . Acesso em: 21 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 10 de dezembro de 2020. Define Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei n. 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade, reconhecido pelo Decreto Legislativo, nº 6 de 20 de março de 2020. Brasília: MEC; CNE, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167141-rcp002-20/file. Acesso em: 21 out. 2021.
CEARÁ. Decreto n. 33.519, de 19 de março de 2020. Prevê medidas para enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus e dá outras providências. Fortaleza: Casa Civil, 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390941. Acesso em: 30 jul. 2021.
CEARÁ. Decreto n. 33.913, de 30 de janeiro de 2021. Prorroga o isolamento social e estabelece medidas preventivas direcionadas a evitar a disseminação da covid-19, no estado do Ceará. Fortaleza: Casa Civil, 2021. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=408722. Acesso em: 30 jul. 2021.
DONG, C.; CAO, S.; LI, H. Young children’s online learning during covid-19 pandemic: chinese parents’ beliefs and attitudes. Children and Youth Services Review, v. 118, p. 105440, 2020.
FERDIG, R. E.; BAUMGARTNER, E.; HARTSHORNE, R.; KAPLAN-RAKOWSKI, R.; MOUZA, C. (org.). Teaching, technology, and teacher education during the covid-19 pandemic: stories from the field. Waynesville, NC: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2020. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/216903/. Acesso em: 5 fev. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONZALEZ-DOGA, S.; DOGA, B. Together in education, apart from brick and mortar: rapid professional development for online distance learning. In: FERDIG, R. E.; BAUMGARTNER, E.;
HARTSHORNE, R.; KAPLAN-RAKOWSKI, R.; MOUZA, C. (org.). Teaching, technology, and teacher education during the covid-19 pandemic: stories from the field. Waynesville, NC: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2020. p. 211-218. Disponível em: https://www. learntechlib.org/p/216903/. Acesso em: 5 fev. 2021.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Boulder, CO, 27 Mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 5 fev. 2021.
HRASTINSKI, S. Asynchronous & synchronous e-learning. EduCause Quarterly, v. 31, n. 4, p. 51-55, 2008. Disponível em: https://er.educause.edu/-/media/files/article-downloads/eqm0848.pdf. Acesso em: 5 fev. 2021.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Distance education or emergency remote educational activity: in search of the missing link of school education in times of covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-29, 2020.
LAU, E. Y. H.; LEE, K. Parents’ views on young children’s distance learning and screen time during covid-19 class suspension in Hong Kong. Early Education and Development, v. 32, n. 6, p. 863-880, Nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/10409289.2020.1843925
OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.
OSANDÓN, P. A covid-19 no Oasisbr: destaque para saúde pública e educação a distância. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2020. Disponível em: http://www. ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/item/2114-a-covid-19-no-oasisbr-destaque-para-saude-publica-e-educacao-a-distancia. Acesso em: 5 fev. 2021.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
RODRIGUES, A. Ensino remoto na educação superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index. php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/. Acesso em: 5 fev. 2021.
SANCAR-TOKMAK, H.; BATURAY, H. M.; FADDE, P. Applying the context, input, process, product evaluation model for evaluation, research, and redesign of an online master’s program. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 14, n. 3, p. 273-293, 2013. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v14i3.1485
SOUZA, S. M. F.; FOFANO, C. S.; QUARTO, L. C.; LUQUETTI, E. C. F.; MANHÃES, F. C. Os encontros e desencontros do ensino presencial, a distância e remoto em tempos de covid-19. Revista Transformar, Itaperuna, RJ, n. 14, edição especial “Covid-19: pesquisa, diálogos transdisciplinares e perspectivas”, maio/ago. 2020.
STUFFLEBEAM, D. L. The CIPP model for evaluation. In: KELLAGHAN, T.; STUFFLEBEAM, D. L. (org.). International handbook of educational evaluation. Dordrecht: Springer, 2003. p. 31-62. v. 9.
STUFFLEBEAM, D. L.; ZHANG, G. The CIPP evaluation model: how to evaluate for improvement and accountability. New York: Guilford, 2017.
VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: Nied/Unicamp, 2018. 406 p.
YILDIRIM, B. Preschool education in Turkey during the covid-19 pandemic: a phenomenological study. Early Childhood Education Journal, v. 49, p. 947-963, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).