Avaliação do Pibid por licenciados egressos: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5813

Palavras-chave:

Avaliação de Programas, Estudantes Egressos, Pibid, Educação Superior

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou avaliar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido em uma universidade pública estadual paranaense, com egressos de licenciaturas que participaram do programa por um período igual ou superior a um ano letivo, no período de 2010 a 2015. O referencial teórico fundamenta-se na avaliação de programas educacionais. A participação no Pibid, segundo os egressos, contribuiu significativamente para a aprendizagem da docência, a formação inicial e a atuação docente. A pesquisa indica que a avaliação de programas educacionais centrada nos participantes egressos é necessária para a análise das contribuições e das fragilidades, bem como para o aprimoramento do programa, embora seja desafiadora.

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Biografia do Autor

Graciete Tozetto Goes, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa-PR, Brasil

Professora adjunta do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

membro do GEPPEA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Politicas Educacionais e Avaliação.

Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa-PR, Brasil

Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Coordenadora do GEPPEA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Politicas Educacionais e Avaliação.

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Publicado

31-05-2019

Como Citar

Goes, G. T., & Brandalise, M. Ângela T. (2019). Avaliação do Pibid por licenciados egressos: um estudo de caso. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 104–137. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5813

Edição

Seção

Artigos