Posturas docentes em cursos de formação de professores em serviço: é possível transformá-las no curto prazo?
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae194020082080Palavras-chave:
Posturas Docentes, Capacitação em Serviço, Eqüidade, PEC-Município 2ª EdiçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar e discutir o processo de mudanças em posturas docentes em alunos-professores que participaram de um programa de formação pedagógica superior durante o exercício do magistério. O estudo envolveu 1131 alunos-professores (inclusive de educação infantil) que participaram do PEC-Município 2ª edição, sempre que eles forneceram todas as informações necessárias às análises aqui empreendidas. Dois instrumentos foram empregados para coletar os dados: simulações que envolviam três posturas docentes e um questionário que buscava caracterizar os alunos-participantes, por meio de uma série de questões fechadas. A coleta deu-se em duas etapas: no início do curso (junho de 2006) e ao seu final (dezembro de 2007). Os dados de entrada e saída foram comparados, mostrando que 75% dos alunos-professores obtiveram avanços significativos em relação aos aspectos estudados. Os principais fatores que interferiram nos resultados foram o ponto de partida (grupo ou “clusters” formados no pré-teste), a atuação profissional e o pólo (universidade) a que os participantes estavam vinculados. Mudanças de postura ocorreram, sobretudo no grupo que se mostrou inicialmente mais despreparado e com perfis docentes bem distantes dos pretendidos pelo PEC-Município 2ª edição. Essa alteração substancial de cenário deveu-se, em parte, ao patamar de entrada desses participantes, que enfrentavam em suas rotinas de trabalho condições efetivamente menos favoráveis do que os demais, mostrando a importância da eqüidade nos programas de capacitação, notadamente quando se esperam mudanças não apenas de ordem cognitiva, mas também na forma de sentir e agir.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).