Indicadores qualitativos na avaliação da pós-graduação em educação
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10777Palavras-chave:
Avaliação da Educação, Pós-graduação, Políticas Educacionais, Avaliação em Larga EscalaResumo
Analisa-se a avaliação da pós-graduação na Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre 2017 e 2020, destacando as mudanças decorrentes da ampliação do uso de indicadores qualitativos. Após a contextualização da avaliação e a discussão de aspectos teóricos sobre o tema, descreve-se o processo adotado para a objetivação da avaliação e os resultados obtidos, por análise de regressão, do comportamento dos indicadores quanti e qualitativos na definição das notas dos programas da área. Propõem-se redução do número de indicadores, valorização de indicadores qualitativos como fontes para o feedback necessário à melhoria do programa e adoção de processos de objetivação derivada da construção de critérios avaliativos que parametrizem o trabalho da avaliação.
Downloads
Referências
Barreto, J. A. E. (1993). Avaliação: Mitos e armadilhas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 1, 45-54.
Biagioli, M. (2018). Quality to impact, text to metadata: Publication and evaluation in the age of metrics. KNOW: A Journal on the Formation of Knowledge, 2(2), 249-275. https://doi.org/10.1086/699152 DOI: https://doi.org/10.1086/699152
Borsboom, D., Mellenbergh, G. J., & Heerden, J. van. (2004). The concept of validity. Psychological Review, 111(4), 1061-1071. https://doi.org/10.1037/0033-295x.111.4.1061 DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.111.4.1061
Brasil, A. (2023). Advancing the evaluation of graduate education: Towards a multidimensional model in Brazil. Universiteit Leiden.
Castro, C. de M. (2006). A Capes na visão de um ex-diretor. Análise, 17(2), 360-376.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). (2021). Equivalência entre conceitos e notas. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/2021.04.05_RelatrioGTequivalenciaconceitosnotasversoformatadaV3.pdf
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). (2022). Relatório de avaliação de Área de Educação. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ documentos/avaliacao/19122022_RELATORIO_AVALIACAO_QUADRIENAL_ comnotaEducao.pdf
Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred). (2017). Carta de Fortaleza. (Documento não publicado).
Gatti, B., Andre, M., Favero, O., & Candau, V. M. F. (2003). O modelo de avaliação da Capes. Revista Brasileira de Educação, 22, 137-144. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100012 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100012
Gomez, M. N. G. de. (2014). Da questão da validade ao julgamento de valor: Mediação informacional da avaliação científica. In Anais do 15. Encontro Nacional de Pesquisadores em Ciência da Informação.
Khandker, S. R., Koolwal, G. B., & Samad, H. A. (2009). Handbook on impact evaluation: Quantitative methods and practices. World Bank Publications. DOI: https://doi.org/10.1596/978-0-8213-8028-4
Klecka, W. R. (1980). Discriminant analysis. Sage. DOI: https://doi.org/10.4135/9781412983938
Lamont, M. (2012). Toward a comparative sociology of valuation and evaluation. Annual Review of Sociology, 38(1), 201-221. https://doi.org/10.1146/annurev-soc-070308-120022 DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-soc-070308-120022
Leite, D., Verhine, R. E., Dantas, L. M. V., & Bertolin, J. C. D. (2020). A autoavaliação na pós- -graduação (PG) como componente do processo avaliativo Capes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 25(2), 339-353. https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200006 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200006
Minayo, M. C. de S. (2009). Construção de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças. Revista Brasileira de Educação Médica, 33(Supl. 1), 83-91. http://educa.fcc.org.br/pdf/rbem/v33s01/v33s01a09.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000500009
Moreira, C. O. F., Hortale, V. A., & Hartz, Z. M. A. (2004). Avaliação da pós-graduação: Buscando consenso. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 1(1), 26-40. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60206
Patton, M. Q. (1999). Enhancing the quality and credibility of qualitative analysis. Health Services Research, 34(5 Pt 2), 1189-1208.
Portaria n. 122, de 5 de agosto de 2021. (2021). Consolida os parâmetros e os procedimentos gerais da Avaliação Quadrienal de Permanência da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Brasília, DF. http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=6742
Porter, T. M. (1995). Quantification and the accounting ideal in science. Social Studies in Science, 22(4), 633-652. https://www.jstor.org/stable/285458 DOI: https://doi.org/10.1177/030631292022004004
Reckase, M. D. (2023). The psychometrics of standard setting: Connecting policy and test scores. CRC Press. DOI: https://doi.org/10.1201/9780429156410
Richie, J., & Lewis, J. (Eds.) (2003). Qualitative research practice: A guide to social science students and researchers. Sage.
Secchi, L. (2014). Instrumentos de políticas públicas. In R. F. Boullosa (Org.), Dicionário para a formação em gestão social (pp. 103-105). CIAGS/UFBA.
Sguissardi, V. (2006). A avaliação defensiva no “modelo Capes de avaliação”: É possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado? Perspectiva, 24(1), 49-88. http://educa.fcc.org.br/pdf/rp/v24n01/v24n01a03.pdf
Spagnolo, F., & Calhau, M. G. (2002). Observadores internacionais avaliam a avaliação da Capes. Infocapes, 10(1), 7-34.
Stufflebeam, D., & Shinkfield, A. J. (2007). Evaluation theory, models and applications. HB Printing.
Tierney, R., & Simon, M. (2004). What’s still wrong with rubrics: Focusing on the consistency of performance criteria across scale levels. Practical Assessment, Research, and Evaluation, 9(1), Article 2. https://doi.org/10.7275/jtvt-wg68
Todeschini, R., & Baccini, A. (2016). Handbook of bibliometric indicators: Quantitative tools for studying and evaluating research. John Wiley & Sons. DOI: https://doi.org/10.1002/9783527681969
ToloData. (2021). Qualitative indicators and their relevance in monitoring and evaluation. https://www.toladata.com/blog/qualitative-indicators-and-their-relevance-in-monitoring-and-evaluation/
Tufte, E. R. (1974). Data analysis for politics and policy. Prentice-Hall.
United States Agency for International Development (Usaid). (2005). Handbook on qualitative indicators. https://pdf.usaid.gov/pdf_docs/PNAEB361.pdf
Worthen, B. R., Sanders, J. R., & Fitzpatrick, J. L. (2004). Avaliação de programas: Concepções e práticas. Gente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).