Rubrica: Recurso na avaliação do aprendizado da anamnese no curso de Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10674

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Educação Superior, Formação Médica, Rubricas

Resumo

Neste artigo apresentamos e discutimos um instrumento para subsidiar a avaliação do aprendizado de estudantes do curso de Medicina na competência de realização da anamnese. Trata-se de uma rubrica para padronizar o levantamento de informações por parte dos preceptores desse curso, que visa a ampliar as possibilidades de tal avaliação, minimizando situações de acentuada subjetividade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento dessa competência, extremamente importante na formação médica. A avaliação, como uma forma de qualificar um objeto educacional e emitir um juízo de valor sobre ele, é parte essencial do processo pedagógico, no entanto muitos professores não recebem preparação para realizá-la, o que acaba por comprometer a validade e a fidedignidade e por limitar o potencial da avaliação no ensino.

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Publicado

13-05-2024

Como Citar

Oliveira, J. L. de, Rocha, G., & Alavarse , O. M. (2024). Rubrica: Recurso na avaliação do aprendizado da anamnese no curso de Medicina. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10674. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10674

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Artigos