Políticas de formación docente y regulación de cursos en Portugal y Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8437

Palabras clave:

Políticas de Educación, Formación Inicial de Docentes, Evaluación Educacional, Portugal

Resumen

Esta investigación estudió las políticas de formación inicial de docentes articuladas a las políticas de evaluación de curso implementadas en Portugal y Brasil en las últimas décadas. Se trata de una investigación descriptivo-analítica de abordaje cualitativo, cuya fuente de datos involucró revisión de literatura, investigación documental y entrevistas con profesores investigadores del área. Los resultados revelaron que la formación inicial docente se ha configurado de manera compleja en los dos países, en virtud de las políticas educacionales que se implantaron. De este modo la formación docente también ha sido considerada como una política esencial para el desarrollo de la calidad en los sistemas educacionales.

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Biografía del autor/a

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (Universitátis/UFMG) e Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão. Membro da Comissão Editorial da Educação em Revista (FaE/UFMG). Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores, educação superior e docência universitária. 

E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br

Domingos Fernandes, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Lisboa, Portugal

Domingos Fernandes é Pós-Doutor em Educação. Professor Catedrático no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), na Escola de Sociologia e Políticas Públicas onde tem coordenado cursos de graduação e de pós-graduação na área da avaliação. Atuou como professor e pesquisador na Universidade de Lisboa, Portugal. É investigador na Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Educação e Formação. É responsável científico e coordenador de vários projetos de investigação e de avaliação de âmbito nacional e internacional. Colabora em vários cursos de pós-graduação de universidades nacionais e internacionais, nos domínios da avaliação, do desenvolvimento curricular, da formação de professores e da organização e funcionamento pedagógico das escolas e de outras instituições de formação. E-mail: domingos.fernandes@iscte-iul.pt

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Sandra Zákia Sousa é Pesquisadora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975), mestrado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação educacional, avaliação escolar e ensino. 

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Publicado

2021-08-06

Cómo citar

Gomes, S. dos S., Fernandes, D., & Sousa, S. Z. (2021). Políticas de formación docente y regulación de cursos en Portugal y Brasil. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08437. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8437

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