Análisis de la participación discente en la evaluación docente en la enseñanza superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6815

Palabras clave:

Evaluación Docente, Educación Superior, Participación del Alumno

Resumen

El objetivo del artículo es comprender qué factores influyen en la participación de los estudiantes en un proceso de evaluación docente, identificando los perfiles con mayor y menor probabilidad de participar, incluyendo las características individuales y los cursos a los que están vinculados. Los datos analizados provienen de la evaluación docente semestral de una IES privada entre los años 2016 y 2018. El modelo de análisis es la regresión logística multinivel. Los resultados muestran que las características individuales, así como las de los cursos, afectan a la probabilidad de participación discente en la evaluación de los profesores: el ser de género femenino, mayor de 41 años, beneficiario de programas de financiamiento o becas, en un curso de licenciatura o en un curso integral, aumenta la probabilidad de participar en la evaluación docente.

 

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Biografía del autor/a

Maria Carolina Tomás, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Belo Horizonte-MG, Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(2004), mestrado em Demografia pela UFMG (2007) e pela University of California at Berkeley (2008), mestrado em Sociologia (2010) e doutorado em Sociologia e Demografia (2012) pela University of California, Berkeley. Atualmente é Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Presidente da Comissão Própria de Avaliação da PUC MINAS. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica e Estratificação Social, na área de Demografia Econômica, Família e Fecundidade, Formulação e Avaliação de Políticas e Métodos Quantitativos. Coordena o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Superior (NAPES).

Raquel Wanderley D'Albuquerque, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Belo Horizonte-MG, Brasil

Doutoranda e Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora de temas referentes a Avaliação e Análise de Políticas Públicas, Instituições Políticas e Burocracia, com foco em dinâmicas de implementação de políticas federais no nível municipal. Colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Metodologias em Avaliação de Políticas Públicas (GIMAPP) e do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Superior (NAPES). Atua como Analista na Comissão Própria de Avaliação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (CPA/PUC Minas). Docente e consultora na área de estatística aplicada e Ciência de Dados.

Otaviano Francisco Neves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Belo Horizonte-MG, Brasil

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e membro do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Superior (NAPES).

Maytê Cabral Mesquita, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Belo Horizonte-MG, Brasil

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018), especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atualmente é Analista Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É membro do Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS e do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Superior (NAPES). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, cultura do consumidor, Estudos do Consumo, e na área de Avaliação do Ensino Superior.

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Publicado

2020-07-03

Cómo citar

Tomás, M. C., D’Albuquerque, R. W., Neves, O. F., & Mesquita, M. C. (2020). Análisis de la participación discente en la evaluación docente en la enseñanza superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(76), 28–49. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6815

Número

Sección

Artículos