Avaliação educacional: vivência e reflexão

Autores/as

  • Heraldo Marelim Vianna

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae01819982252

Palabras clave:

Avaliação da Educação, Metodologia, Políticas Públicas, Relações Humanas, Análise Crítica, Análise Estatísticas

Resumen

O ensaio escrito pelo autor é uma longa reflexão sobre suas vivências e ações no campo da avaliação educacional ao longo de 33 anos, no período de 1962 a 1995. O autor refere-se à grande figura de Lee J. Cronbach, professor emérito da Universidade de Stanford (Palo Alto, Califórnia), que o levou a pensar sobre aspectos da sua multifacetada experiência. As suas considerações diferem sensivelmente das que foram oferecidas por L. Depresbíteris, pois são outras as suas experiências e diversificados os caminhos percorridos. A leitura do texto permite identificar no autor algumas influências, aliás inicialmente confessadas, entretanto, essa mesma leitura revela autonomia e um pensamento com características próprias, que traduzem um posicionamento e uma concepção sobre o processo de avaliação em suas diferentes dimensões. O autor concorda com uma das figuras mais significativas da pesquisa e da avaliação - Michael Scriven - que tudo, absolutamente tudo, possa ser avaliado, inclusive a própria avaliação, o que constitui objeto de uma área de conhecimento ainda insipiente entre nós, a meta avaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heraldo Marelim Vianna

Publicado

1998-12-30

Cómo citar

Vianna, H. M. (1998). Avaliação educacional: vivência e reflexão. Estudos Em Avaliação Educacional, (18), 69–110. https://doi.org/10.18222/eae01819982252

Número

Sección

Artículos