Desempenhos de grupos de alunos por intermédio da Teoria de Resposta ao Item

Autores/as

  • Dalton Francisco de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02320012207

Palabras clave:

Escala de Avaliação, TRI, Estatística, Desempenho, Avaliação da Educação, SARESP

Resumen

O objetivo principal do presente trabalho é de apresentar e comparar três formas de eqüalização (ou ligação) de diferentes populações (obtenção de valores dos parâmetros dos itens e das habilidades na mesma escala), a partir de um estudo de simulação, levando em consideração também o problema do número de itens comuns às diferentes provas. Uma apresentação de modelos matemáticos com suas suposições básicas e dos principais métodos de estimação dos parâmetros dos itens (calibração) e de habilidades dos respondentes é realizada. A seguir, são apresentados estudos de simulação e seus principais resultados. Uma aplicação destes resultados na análise do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP - dos anos 1996 e 1997 é mostrado e, finalmente, são apresentadas conclusões e sugestões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2001-06-30

Cómo citar

Andrade, D. F. de. (2001). Desempenhos de grupos de alunos por intermédio da Teoria de Resposta ao Item. Estudos Em Avaliação Educacional, (23), 31–70. https://doi.org/10.18222/eae02320012207

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a