Desempenhos de grupos de alunos por intermédio da Teoria de Resposta ao Item

Authors

  • Dalton Francisco de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02320012207

Keywords:

Escala de Avaliação, TRI, Estatística, Desempenho, Avaliação da Educação, SARESP

Abstract

O objetivo principal do presente trabalho é de apresentar e comparar três formas de eqüalização (ou ligação) de diferentes populações (obtenção de valores dos parâmetros dos itens e das habilidades na mesma escala), a partir de um estudo de simulação, levando em consideração também o problema do número de itens comuns às diferentes provas. Uma apresentação de modelos matemáticos com suas suposições básicas e dos principais métodos de estimação dos parâmetros dos itens (calibração) e de habilidades dos respondentes é realizada. A seguir, são apresentados estudos de simulação e seus principais resultados. Uma aplicação destes resultados na análise do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP - dos anos 1996 e 1997 é mostrado e, finalmente, são apresentadas conclusões e sugestões.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2001-06-30

How to Cite

Andrade, D. F. de. (2001). Desempenhos de grupos de alunos por intermédio da Teoria de Resposta ao Item. Estudos Em Avaliação Educacional, (23), 31–70. https://doi.org/10.18222/eae02320012207

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)