Competência percebida e desempenho escolar em matemática

Autores/as

  • Maria de Fátima Simões
  • Maria Eugénia Ferrão

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae163220052134

Palabras clave:

Competência Percebida, Desempenho Em Matemática, Saeb, Modelos De Regressão Linear

Resumen

A competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência.

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Biografía del autor/a

Maria de Fátima Simões

Maria Eugénia Ferrão

Publicado

2005-12-30

Cómo citar

Simões, M. de F., & Ferrão, M. E. (2005). Competência percebida e desempenho escolar em matemática. Estudos Em Avaliação Educacional, 16(32), 25–42. https://doi.org/10.18222/eae163220052134

Número

Sección

Artículos