Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183620072105Palabras clave:
Avaliação, Graduando, Mercado, Atuação, Regulamentação, BiólogosResumen
A avaliação da qualidade do ensino superior exige muito mais do que um teste dos conhecimentos “técnicos” socializados durante a graduação. É fundamental que o graduado saiba exatamente onde atuar, como seu perfil profissional se encontra regulamentado e o que lhe é permitido ou não desempenhar. Neste contexto, realizamos uma pesquisa com bacharelandos em Ciências Biológicas de três instituições de ensino superior de Recife, para avaliar suas percepções em relação ao mercado de trabalho, área de atuação e regulamentação da profissão. Observamos que a grande maioria desconhece seu perfil de atuação, e confunde as competências dos biólogos com as de outros profissionais. Há um bom conhecimento sobre o órgão regulamentador, mas a imensa maioria desconhece o piso salarial mínimo da categoria. Questionados sobre a motivação para a escolha do curso, a resposta mais freqüente foi “desenvolver pesquisa”, e a carreira de pesquisador é a principal meta dos graduandos entrevistados. Sugere-se a inserção de temas relacionados à regulamentação da profissão do biólogo, com ênfase em legislação e ética, em disciplinas específicas ou atividades complementares ao longo do curso, para aperfeiçoar a formação acadêmica percebida.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).