Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior

Autores/as

  • Luiz Francisco Bastos Peres-Dos-Santos
  • Jacob Arie Laros

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae183620072101

Palabras clave:

Análise Fatorial, Avaliação Do Professor Pelo Aluno, Construção De Instrumentos, Ensino Superior

Resumen

O presente artigo descreve o processo de construção de um instrumento especificamente desenvolvido para avaliar a prática pedagógica do professor de ensino superior. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído com base na literatura recente sobre a temática da avaliação do professor pelos alunos. Depois da execução de três estudos-piloto o instrumento foi aplicado em uma instituição de ensino superior em Brasília, e envolveu alunos de 654 turmas e 227 professores. Exclusão dos casos com dupla marcação de itens e com valores omissos resultou numa base de dados com 14.951 observações. Análise fatorial dos dados revelou a existência de dois fatores: “relacionamento professor-aluno” (7 itens, α = 0.96) e “prática de ensino” (9 itens, α = 0,97). O instrumento construído tem-se revelado um elemento promissor no processo de melhoria da qualidade da prática pedagógica em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Luiz Francisco Bastos Peres-Dos-Santos

Jacob Arie Laros

Publicado

2007-04-30

Cómo citar

Peres-Dos-Santos, L. F. B., & Laros, J. A. (2007). Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 18(36), 75–96. https://doi.org/10.18222/eae183620072101

Número

Sección

Artículos