Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88

Autores/as

  • Jacob Arie Laros
  • João Luiz Pereira Marciano

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae194020082079

Palabras clave:

Análise Multinível, Modelo Hierárquico Linear, Correlação Intraclasse, NELS, 88

Resumen

Na Psicologia e áreas afins, está aumentando a consciência de que o pressuposto da independência das observações da regressão tradicional nem sempre é refletido pela realidade. O objetivo deste artigo é ilustrar a análise multinível, uma alternativa à regressão tradicional, usando um banco de dados de acesso público: o NELS:88 (National Educational Longitudinal Study). NELS:88 é uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos com o propósito de identificar o efeito de variáveis socioeconômicas e escolares sobre o desempenho educacional. O banco contém dados de 21.580 alunos da oitava série do ensino fundamental, provenientes de 1.003 escolas. Nessa pesquisa, foi aplicado um teste de Matemática, acompanhado por um questionário sobre características socioeconômicas e culturais dos alunos. Pode-se concluir que o banco de dados NELS:88 é muito adequado para ilustrar, de forma prática, como funciona uma análise multinível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacob Arie Laros

João Luiz Pereira Marciano

Publicado

2008-08-30

Cómo citar

Laros, J. A., & Marciano, J. L. P. (2008). Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88. Estudos Em Avaliação Educacional, 19(40), 263–278. https://doi.org/10.18222/eae194020082079

Número

Sección

Artículos