Avaliação da ação afirmativa no vestibular da UFBA

Autores/as

  • Lilia Carolina Carneiro da Costa
  • Jessica Priscila Rivas dos Santos
  • Antonio Guimarães
  • Nadya Araujo Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214520102025

Palabras clave:

Ação Afirmativa, Universidades Públicas, Sistema de Cotas, Raça

Resumen

Com o objetivo de tornar o ensino superior acessível a todos, independentemente da classe social ou etnia, as universidades públicas vêm implantando ações afirmativas. A partir de 2005, o vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) possui um sistema de cotas que reserva cerca de 45% das vagas para candidatos originários de escola pública que se declaram pretos, pardos, índio-descendentes ou de outros grupos étnicos. Assim, desejando verificar as mudanças ocorridas no vestibular, em razão do sistema de cotas, este estudo utiliza dados da UFBA, de 2003 a 2008, e analisa a relação existente entre a aprovação no vestibular e as características dos candidatos, como renda familiar, cor/raça e nível educacional dos pais, entre outras variáveis. Mediante modelos logísticos ajustados a cada característica do candidato, foi observado que o sistema de cotas aumentou as chances de aprovação para os candidatos com renda familiar de 1 a 5 salários mínimos, que estudaram em escola estadual no 2º grau, e que trabalharam enquanto cursavam o ensino médio, entre outras variáveis. Já com o modelo logístico múltiplo, foi observado principalmente que a variável raça/cor apresentou uma tendência à equidade ao longo dos anos, isto é, independentemente da etnia, os candidatos tendem a ter as mesmas chances de serem aprovados no vestibular.

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Publicado

2010-04-30

Cómo citar

Costa, L. C. C. da, Santos, J. P. R. dos, Guimarães, A., & Guimarães, N. A. (2010). Avaliação da ação afirmativa no vestibular da UFBA. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(45), 67–85. https://doi.org/10.18222/eae214520102025

Número

Sección

Temas em Destaque - Avaliação, Ensino Superior e Trabalho