Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente

Autores/as

  • Jolmar Luis Hawerroth
  • Hélio Roberto Hekis
  • Jamerson Viegas Queiroz
  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae224820111989

Palabras clave:

Avaliação de Desempenho, Estratégia, Instituições de Ensino, Ensino Superior

Resumen

Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, considerando as estratégias acadêmicas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de uma faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente com base nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfase em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do estudo, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela instituição. Dessa forma, o referido modelo possibilita, aos administradores acadêmicos, maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jolmar Luis Hawerroth

Hélio Roberto Hekis

Jamerson Viegas Queiroz

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

Publicado

2011-04-30

Cómo citar

Hawerroth, J. L., Hekis, H. R., Queiroz, J. V., & Queiroz, F. C. B. P. (2011). Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente. Estudos Em Avaliação Educacional, 22(48), 53–75. https://doi.org/10.18222/eae224820111989

Número

Sección

Avaliações de Docentes