Prova: instrumento avaliativo a serviço da regulação do ensino e da aprendizagem

Autores/as

  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae224920111975

Palabras clave:

Avaliação Formativa, Regulação Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Testes

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades das provas serem implementadas na perspectiva de uma avaliação formativa. Visando não só a coletar dados, mas também a buscar alternativas que pudessem colaborar, a pesquisa focou a reconstrução da prova tanto no discurso docente como na prática pedagógica. A pesquisa foi realizada com educadores atuantes nos anos finais do ensino fundamental e médio. Com esses professores foram aplicados questionários, realizadas entrevistas, observação participante e oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que a falta de conhecimento e de orientações ao professor contribuem para que a prova, na quase totalidade das vezes, continue sendo utilizada como instrumento burocrático e das si fica tório. Esta nova perspectiva contribui para diminuir o fracasso escolar, uma vez que, se o professor utilizar a prova como ferramenta formativa, o aluno poderá superar obstáculos, aperfeiçoar seu percurso e construir sua aprendizagem de forma mais significativa.

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Biografía del autor/a

Dirce Aparecida Foletto de Moraes

Publicado

2011-08-30

Cómo citar

Moraes, D. A. F. de. (2011). Prova: instrumento avaliativo a serviço da regulação do ensino e da aprendizagem. Estudos Em Avaliação Educacional, 22(49), 233–258. https://doi.org/10.18222/eae224920111975

Número

Sección

Avaliação Formativa