O Enade como indutor da qualidade da educação superior

Autores/as

  • Claudia Maffini Griboski

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235320121920

Palabras clave:

Avaliação da Educação, Ensino Superior, Avaliação Institucional, Qualidade de Ensino

Resumen

O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.

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Biografía del autor/a

Claudia Maffini Griboski

Publicado

2012-12-30

Cómo citar

Griboski, C. M. (2012). O Enade como indutor da qualidade da educação superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(53), 178–195. https://doi.org/10.18222/eae235320121920

Número

Sección

Tema em Destaque - Avaliação, Políticas, Programas e Gestão