O Enade como indutor da qualidade da educação superior
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae235320121920Palavras-chave:
Avaliação da Educação, Ensino Superior, Avaliação Institucional, Qualidade de EnsinoResumo
O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).