Crianças Contaminadas por Chumbo: estudo comparativo sobre desempenho escolar

Authors

  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
  • Lígia Ebner Melchiori
  • Tánia Grecy Martins do Valle

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae193920082474

Keywords:

contaminação por chumbo, teste de desempenho escolar, rendimento

Abstract

Pesquisas mostram que a presença de metais, acima dos níveis permitidos pela legislação, representa riscos para a saúde humana. Crianças são mais vulneráveis aos efeitos do chumbo, que pode causar rebaixamento permanente da inteligência e outros distúrbios associados, como baixo desempenho escolar. O objetivo do estudo foi avaliar o rendimento escolar de crianças contaminadas por chumbo, comparando-o com o daquelas que não estavam contaminadas. Participaram três grupos com 25 crianças cada, de seis a treze anos; o Grupo 1, com crianças contaminadas por chumbo; o Grupo 2, com crianças com chumbo zero comprovado, embora residentes no local da contaminação; e o Grupo 3, com crianças de um bairro com características sociodemográficas semelhantes às do local da contaminação, porém, sem contaminação comprovada. Para a avaliação do rendimento escolar, utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar – TDE. Os resultados mostraram melhor desempenho para o Grupo 2 (não contaminadas) e pior para o Grupo 1 (contaminadas).

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Published

2008-04-30

How to Cite

Capellini, V. L. M. F., Rodrigues, O. M. P. R., Melchiori, L. E., & Valle, T. G. M. do. (2008). Crianças Contaminadas por Chumbo: estudo comparativo sobre desempenho escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 19(39), 155–180. https://doi.org/10.18222/eae193920082474

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