A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02620022187Keywords:
Avaliação, Avaliação da Pós-Graduação, Auto-Avaliação, Avaliação PUC-SP, CurrículoAbstract
A autora registra que este texto foi motivado por um convite que lhe foi feito para participar de um Seminário de Avaliação da Pós-Graduação na USP, em dezembro de 2001, com o objetivo de debater a sistemática de auto-avaliação, em desenvolvimento, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP. A auto-avaliação, como é aqui proposta, reaparece no bojo do debate que se instalou na última década e que coloca a área de Educação frente ao dilema de “ajustar-se ao figurino” da CAPES, atendendo aos critérios das "áreas duras”, ou resistir ao modelo vigente de avaliação, procurando novas formas de organização que descortinem caminhos mais significativos e legítimos para os Programas de Pós-Graduação. Esta sistemática é apresentada como uma prática valiosa, viável, sobretudo porque se insere no cotidiano do Programa e está sendo re-significada coletivamente pelos professores e alunos deste Programa de Pós-Graduação. Tal modalidade de avaliação, compõe, ao lado da avaliação externa, um modelo interessante onde os professores e alunos assumem solidariamente a reflexão sobre as suas práticas de ensino e pesquisa, visando ao aperfeiçoamento do Programa de Pós-Graduação. O texto apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da atual sistemática de auto-avaliação deste Programa, a partir de respostas às questões: “Como entender o processo de avaliação?” “Por que auto-avaliação?” “O que avaliar?” “Quem avalia?” e “Como avaliar?” O último tópico do artigo relata o percurso desta experiência que está sendo construída e vivenciada neste Programa de Pós-Graduação.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).